O 1º Juizado Cível e Criminal de São José de Ribamar realizou, na quinta-feira, 5, uma mesa redonda como parte da programação local da II Semana Nacional dos Juizados Especiais (2 a 6 de junho de 2025), nos Tribunais de Justiça de todo o país, com o intuito de estimular boas práticas e aperfeiçoamento dos Juizados Especiais.
A ação foi conduzida pelo juiz José Ribamar Serra (auxiliar, respondendo pelo 1º Juizado de Ribamar), com palestras da escritora e mediadora Isalete Barreto sobre o tema central da Semana: “O Futuro dos Juizados Especiais - Desafios e oportunidades” e participação da conciliadora Maria Antônia Machado na mediação dos debates.
A mesa redonda abordou aspectos como o Panorama Atual dos Juizados Especiais, Desafios Contemporâneos, Oportunidades de Inovação Tecnológica e Automação nos Juizados Especiais, Caminhos para o Futuro, e discutido sobre o uso da inteligência artificial para maior eficácia na prestação jurisdicional.
DURAÇÃO RAZOÁVEL DO PROCESSO
Participaram da ação equipes da coordenação dos juizados Especiais, representando o juiz coordenador Mário Prazeres Neto e do Fórum, advogados; estudantes do curso de Direito da universidade IESF e do curso de Assistência Social da faculdade FAVENI e pessoas da comunidade.
Segundo o juiz José Ribamar Serra, “nenhum cidadão chega ao Juizado e sai sem ter a devida atenção no atendimento. É o que a lei diz e nós fazemos de coração, para poder dar o melhor de nós e prestar um serviço com celeridade e duração razoável do processo”.
A secretária judicial do 1º Juizado de Ribamar, Thaynara Teixeira, informou que a ação buscou promover um espaço de diálogo e reflexão sobre os principais desafios enfrentados pelos Juizados Especiais na atualidade e identificar oportunidades para sua modernização e maior efetividade, “à luz das transformações sociais jurídicas e tecnológicas”.
A ação contou com a apresentação do grupo musical pé de serra “Forró Bom Demais” e recepção para as pessoas convidadas.
Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br