A Corregedoria Geral de Justiça do Maranhão (CGJ-MA), por meio do projeto Moda Legal, promoveu, na manhã desta quarta-feira (4), o Dia do Cesto, evento realizado no prédio-sede da instituição. A iniciativa integra o escopo do projeto, que tem como objetivo promover a sustentabilidade, o consumo consciente e a reutilização de resíduos têxteis por meio da moda.
Realizado em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o evento incentivou servidores e servidoras a doar, trocar ou vender roupas, sapatos e acessórios em bom estado, contribuindo com a moda circular e a redução dos impactos ambientais da indústria têxtil.
Durante a abertura, a juíza auxiliar da CGJ-MA, Lavínia Macedo, que representou o corregedor-geral de justiça, destacou a importância de iniciativas como o Moda Legal, que repensam a sustentabilidade a partir da atuação do Poder Judiciário.
“Nossa responsabilidade é assegurar os direitos dos vulneráveis. Deixar um futuro para quem ainda está por vir”, afirmou.
As coordenadoras do projeto, Indira Muniz e Diana Teles, também deram início à programação, relembrando o impacto do Moda Legal desde sua criação na CGJ-MA e agradecendo o apoio de servidores(as) e instituições parceiras.
INSTITUTO SEMEANDO VIDA
O Instituto Semeando Vida, instituição parceira e receptora das doações do projeto, esteve representado pelo fundador Evanio Júnior, que agradeceu o apoio da CGJ-MA e reforçou a importância de dar visibilidade às populações em situação de vulnerabilidade.
“A gente faz o lixo virar luxo”, declarou Evanio.
A parceria foi celebrada com a participação do grupo musical Som da Vida, projeto integrante do Instituto, que surgiu como parte de um curso de curta duração e hoje atua levando cultura e inclusão por meio da música.
Por meio da oficina “Mão das Mães”, o Instituto Semeando Vida transforma resíduos têxteis em novos produtos, como roupas, tapetes e artigos de decoração, promovendo capacitação e geração de renda.
ORGANIZAÇÃO SUSTENTÁVEL
Encerrando a programação, a servidora Rosiléia Salazar, personal organizer e servidora efetiva do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), ministrou a palestra “Desapegar para Organizar”, na qual compartilhou técnicas de organização pessoal e práticas para o desapego consciente. Rosiléia é autora do projeto “Transformando Nossos Espaços”, voltado à reorganização da rotina com sustentabilidade.
Durante a atividade, também foram arrecadados kits de higiene destinados a mulheres em situação de vulnerabilidade social.
Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br