No primeiro ano de atuação do biênio 2024-2026, o Núcleo de Apoio às Unidades Judiciais (NAUJ) tem contribuído ativamente para a transformação da Justiça de 1º grau do Maranhão. No período de maio de 2024 a abril de 2025, o grupo, composto por 11 juízes e coordenado pelo juiz Angelo Alencar, produziu 33.427 atos judiciais, sendo 13.777 sentenças, 5.165 decisões e 14.485 despachos.
Para o juiz Angelo Alencar, a produtividade do núcleo evidencia que o NAUJ tem cumprido seu papel relevante de apoio às unidades judiciais, contribuindo para o cumprimento das metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) pelo Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão.
A reformulação do Núcleo de Apoio às Unidades Judiciais, durante o biênio 2024-2026, foi elogiada no relatório da última inspeção realizada pela equipe do CNJ. A iniciativa foi considerada inovadora e um agente de transformação nos índices de produtividade, funcionando como ferramenta para acelerar o trâmite processual.
Atualmente, o Núcleo atua em listas de processos que demandam atenção especial, selecionadas estrategicamente pelo Núcleo de Inteligência e Tecnologia da Informação da Corregedoria-Geral da Justiça (NIT).
NAUJ
O Núcleo de Apoio às Unidades Judiciais (NAUJ), instituído por meio do Provimento nº 20/2018 e alterado pelo Provimento nº 45/2020, tem por objetivo implementar ações de apoio e orientação às unidades judiciais da Justiça de 1º grau.
A partir de 2024, sob a gestão do corregedor-geral, desembargador José Luiz Oliveira de Almeida, o NAUJ passou por uma ampliação no seu modo de funcionamento. Além de atuar diretamente nas unidades judiciais, o Núcleo passou a concentrar seus esforços no julgamento de classes processuais definidas em reuniões do Núcleo de Inteligência e Tecnologia da Informação (NIT).
Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br