O Poder Judiciário da Comarca de Santa Inês, por meio da 4ª Vara, realizou nos dias 1º, 2 e 3 de abril, sessões do Tribunal do Júri. Os julgamentos foram presididos pelo juiz titular Raphael Leite Guedes e ocorreram no salão do júri do fórum. Na primeira sessão, o réu foi Wanderson Fernandes Cruz, acusado de ter matado Gustavo Ribeiro Araújo, e de ter tentado matar Thiago Lima de Sousa, crimes ocorridos em 16 de julho de 2023. Ao final da sessão, ele foi considerado culpado pelo Conselho de sentença, recebendo a pena total de 18 anos e nove meses de prisão.
De acordo com os fatos narrados na denúncia, na data citada, em frente ao Açougue do Leonardo, o denunciado, em companhia de uma pessoa não identificada, teria cometido os crimes, utilizando armas brancas do tipo facão e faca. As vítimas estavam no local mencionado bebendo com uma mulher conhecida por “Índia”, a qual possuía um suposto relacionamento amoroso com o comparsa do denunciado, razão pela qual teria se iniciado uma confusão entre os quatro, culminando em uma briga.
Em seguida, o comparsa do denunciado teria se armado com uma faca na cozinha do bar, momento em que teria ido em direção a Gustavo Ribeiro Araújo, ocasião em que teria lhe desferido alguns golpes. Observando a cena, Thiago Sousa teria tentado intervir, também entrando em luta corporal com o homem não identificado, oportunidade em que Wanderson teria saído do bar e teria retornado com um facão, desferindo golpes em Thiago, que correu do local. Em depoimento à polícia Thiago Lima de Sousa informou que o denunciado, após retornar para o bar, ainda teria desferido um golpe de facão na cabeça de Gustavo Ribeiro.
Na segunda sessão, realizada no dia 2, o réu foi Elan Oliveira dos Santos. Ele estava sendo julgado sob acusação de prática de crime de homicídio que teve como vítima Francisco Carvalho de Almeida. O fato ocorreu em 29 de março de 2023, e a vítima foi morta com golpe de madeira na cabeça. O Conselho de Sentença decidiu pela culpabilidade de Elan, que recebeu a pena de 12 anos e cinco meses de reclusão.
Foi apurado que o crime foi cometido no Povoado Aratauí, localidade da zona rural de Bela Vista do Maranhão, termo judiciário da comarca. Francisco estava sentado perto de um depósito de material de construção, oportunidade em que o denunciado teria acenado com a mão para ele, chamando-o. Então, a vítima levantou-se de onde estava e saiu em direção a casa de um filho que morava próximo, momento em que o denunciado teria se aproximado e desferido um golpe fatal na cabeça de Francisco. O motivo do crime teria sido o fato da vítima ter construído um muro divisório entre sua casa e a do denunciado, o que teria causado um descontentamento por parte de Elan.
A terceira e última sessão da série apresentou como réu Anderson dos Santos, julgado sob acusação de ter matado Elcimar Pereira da Silva, com golpes de faca, em 23 de fevereiro de 2020. O Conselho de Sentença decidiu pela condenação do réu, que recebeu a pena de 7 anos e nove meses, a ser cumprida, inicialmente, no regime semiaberto. Sobre o caso, foi apurado que, na data citada, no Parque Santa Cruz, A vítima estava em um espetinho, ocasião em que o denunciado chegou em uma moto e a chamou.
Em seguida, Anderson teria sacado uma faca e aplicado um golpe. Mesmo ferida, a vítima entrou em luta corporal com o denunciado. Posteriormente, Anderson evadiu-se do local em uma motocicleta, oportunidade em que a vítima foi socorrida, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. A motivação do crime teria sido o fato da vítima ter invadido a casa do denunciado para recuperar um aparelho de telefonia celular supostamente empenhado.
Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br