Uma equipe da Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão (CGJ-MA), coordenada pela juíza Lavínia Macedo Coelho, realizou uma Correição Extraordinária na 1ª Vara de Porto Franco, no período de 25 a 27 de março de 2025.
A correição extraordinária foi determinada pelo corregedor-geral da justiça, José Luiz Almeida, em 17 de março (Portaria-CGJ Nº 1235/2025), para verificar a regularidade dos servidos judiciários, em resposta a manifestações de advogados em audiência pública realizada em 12 de março deste ano.
Naquela data, o corregedor anunciou a correição e se comprometeu a monitorar o atendimento à demanda processual na Comarca, informando que as reclamações seriam apuradas e, caso seja comprovado algum ilícito administrativo, as providências seriam tomadas.
MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL
Segundo informações da coordenadora das serventias judiciais, Maíra Lopes de Castro, a correição apurou dados referentes à movimentação processual, quanto aos despachos e certidões emitidas, determinações de suspensão processual, decurso da instrução processual, redesignação de audiências, arquivamento dos autos e outras rotinas administrativas.
A atividade correcional foi acompanhada pelo juiz titular da unidade jurisdicional correicionada, que prestou os esclarecimentos solicitados e colaborou com a realização dos trabalhos, auxiliado por sua equipe da secretaria e gabinete.
Após avaliação dos resultados dos trabalhos, a Corregedoria Geral da Justiça decidirá se o período da correição em Porto Franco será prorrogado, a fim de alcançar os objetivos.
Saiba mais sobre a Audiência Pública de 12/03/2025.
Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br