A 1ª Vara da Comarca de Zé Doca realizou nesta semana duas sessões do Tribunal do Júri, a saber, nos dias 25 e 26. Os julgamentos foram presididos pelo juiz Marcelo Moraes Rêgo de Souza, titular da unidade judicial. A primeira sessão apresentou como réus Antônio Renato da Silva, Cleyvison Lopes Cunha e Vitor Vinícius Sousa do Carmo. Eles estavam sendo julgados sob acusação de prática de crime de homicídio qualificado que teve como vítima Antônio Silva da Silva.
De acordo com a denúncia do caso, no dia 21 de agosto de 2021, por volta das 19h30min, no bairro Vila Nova, o denunciado Vitor Vinícius Sousa do Carmo, em companhia de um adolescente, teria ceifado a vida de Antônio Silva. Foi apurado, ainda, que o crime teria sido praticado a mando de Antônio Renato e Cleyvison Lopes Cunha. Ao final da sessão de julgamento, o Conselho de Sentença decidiu pela condenação de Antônio Renato pela prática de homicídio qualificado, bem como Vitor Vinícius Sousa do Carmo por homicídio qualificado e associação criminosa armada.
Antônio Renato recebeu a pena definitiva de 18 anos e nove meses de prisão. Já o réu Vitor Vinícius Sousa do Carmo recebeu a pena de 14 anos e três meses de prisão e mais dois anos de reclusão pelo crime de associação criminosa armada, totalizando 16 anos e três meses. O réu Cleyvison Lopes foi absolvido pelo Conselho de Sentença.
ABSOLVIÇÃO
O segundo júri realizado pela unidade judicial ocorreu na quarta-feira, dia 26, tendo como réu Amós Pereira de Jesus. Ele estava sendo acusado de ter tentado contra a vida de Pablo Gudembergue Nunes Ferreira. Conforme o inquérito policial, no dia 12 de junho de 2021, por volta das 19h, Amós Pereira teria tentado matar Pablo, não conseguindo o intento porque a vítima conseguiu escapar, correndo para dentro de casa. Submetido a julgamento, o Conselho de Sentença entendeu pela absolvição de Amós.
Atuaram nas sessões, além do magistrado, o promotor de Justiça Frederico Bianchini Joviano dos Santos, o defensor público Wilson Macena da Silva e os advogados Francimar Reis dos Santos e Adrielson do Espírito Santos Lima. Por fim, foram designadas outras duas sessões do Tribunal do Júri para o mês de junho na 1ª Vara de Zé Doca.
Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br