Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

CGJ celebra avanços na produtividade na 2ª RAE de 2024

A execução de ações integradas ao longo de 8 meses tem promovido avanço nos índices de produtividade e uma melhor prestação de serviços à população.

Publicado em 19 de Dez de 2024, 10h26. Atualizado em 19 de Dez de 2024, 12h38
Por Natasha Olenka

A 2ª Reunião de Avaliação da Estratégia da Corregedoria Geral de Justiça (biênio 2024-2026), realizada nesta quarta-feira (19/12) no auditório do Centro Administrativo do Tribunal de Justiça do Maranhão, contou com a participação de coordenadores (as) e assessores (as) chefes das áreas administrativas, que apresentaram a execução e os resultados dos planos de ação.

Em fala realizada na abertura do evento, a coordenadora de Gestão e Inovação, Hayla Castelo Branco, destacou a transformação que acontece por meio do comprometimento de todos que compõem a Corregedoria Geral de Justiça e enfatizou que somente o compromisso com o serviço público promove uma melhora contínua da realidade.

Nesse mesmo sentido, em sua fala de boas-vindas, a diretora da Secretaria da CGJ, Allana Prazeres, agradeceu a cada servidor (a) e juiz (a) pelo trabalho desenvolvido ao longo deste ano e reforçou que a reunião oportuniza o conhecimento aprofundado das ações desenvolvidas pela CGJ, além de identificar o que pode ser melhorado a fim de promover um serviço público de qualidade ao cidadão.

A juíza coordenadora da Gestão e Inovação, Kariny Reis Bogéa Santos, afirmou que é uma grande honra integrar a equipe da Corregedoria e enalteceu a importância do trabalho coletivo, classificando-o como superior ao realizado de forma isolada. Ainda na reunião, representando a coordenadoria, a juíza apresentou uma série de ações que já estão em andamento, promovendo uma série de melhorias que impactam na prestação de serviços jurisdicionais.

Estiveram presentes, em ordem de apresentações, a supervisora Patrícia Farias, representando a Coordenadoria dos Juizados Especiais; o coordenador da Coordenadoria Administrativa, Tamer Heluy; a coordenadora da Coordenadoria de Finanças e de Pessoal, a Divisão de Atos e Registros e Divisão de Castro, Diana Teles; e a servidora Denise Araújo, representante da Assessoria de Comunicação da CGJ.

Apresentaram ainda a Coordenadoria de Reclamações e Processos Disciplinares, representada pelo secretário Sandro Dutra; Marcelo Augusto Alvim Frazão, assessor-chefe da Assessoria Jurídica dos Juízes Corregedores; a juíza Josane Braga, representando o Núcleo de Apoio às Unidades Judiciais; e a diretora do Fórum, Andréa Perlmutter.

Participaram também o assessor Eduardo Freire, da Assessoria de Informática; pela Coordenadoria de Planejamento e Inovação, a juíza Kariny Reis; e, pelo projeto Produtividade Extraordinária, o coordenador do projeto, juiz Thadeu Melo, que apresentou os resultados. Pela iniciativa da Secretaria Extraordinária, o juiz Ferdinando Serejo também fez sua apresentação.

PRODUTIVIDADE 

O projeto Produtividade Extraordinária já foi implementado em sete unidade judiciais e conta com uma equipe de 13 juízes e 14 analistas judiciários . Em poucos meses já foram produzidos 3.043 atos judiciais pelos Analistas Extraordinários. Ao todo, foram realizados 7.791 atos judiciais, mais de 250 audiências, uma sessão do Tribunal do Júri e uma inspeção em presídio. Além disso, ainda houve redução no quantitativo de processos conclusos com mais de 100 dias. 

Desde sua criação, o projeto Secretaria Extraordinária tem promovido avanços na gestão processual, com a movimentação de 37.301 processos nas comarcas. Como parte das iniciativas de modernização, foi criado o projeto "Processo em Movimento", regulamentado pelo Provimento nº 44/2024, que visa otimizar ainda mais o trâmite processual e garantir maior celeridade. 

Durante as apresentações da reunião, foi possível observar que as ações das coordenadorias e assessorias, por muitas vezes, se entrelaçam, e que a melhora na articulação e organização de ações promove um impacto positivo em toda a Corregedoria.  Os resultados puderam evidenciar que toda e qualquer transformação promovida é fruto de uma construção coletiva, comprometida com a Justiça maranhense e com a entrega de qualidade às vidas que, de alguma forma, esperam uma resposta do Judiciário estadual.

“UM COMPROMISSO MAIOR QUE A COMODIDADE”

Ao encerrar o evento, o corregedor-geral de Justiça, desembargador José Luiz Almeida, classificou os resultados apresentados pela equipe como uma espécie de combustível, capaz de renovar o ânimo e fazer renascer a crença de que é possível fazer mais e contribuir com a transformação da Justiça de 1º grau no Maranhão. “Seguimos fazendo, realizando, na certeza de que cada trabalho realizado em prol do cidadão estimula dentro de nós o sentimento de que podemos fazer mais”.

Confira o álbum de fotos da reunião de autoria da fotógrafa Josy Lord.

 

 

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

 

 

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS