Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Corregedoria disponibiliza nova versão do Termojuris

As melhorias reafirmam compromisso da CGJ com o desenvolvimento contínuo de ferramentas para as unidades judiciais

Publicado em 24 de Out de 2024, 7h30. Atualizado em 24 de Out de 2024, 17h43
Por ASSCOM CGJ

A Corregedoria Geral de Justiça lança uma nova versão do sistema Termojuris, desenvolvido no final do biênio 2016/2017, durante a gestão da desembargadora Anildes de Jesus Bernardes Chaves Cruz. A iniciativa fez parte do processo de modernização do Poder Judiciário do Estado do Maranhão.

As melhorias reforçam o compromisso da CGJ com o desenvolvimento contínuo de ferramentas para as unidades judiciais, implementando aperfeiçoamentos que proporcionam um acompanhamento mais preciso e eficiente do cumprimento das metas nacionais e outras demandas.

As atualizações do Termojuris visam contribuir para o aprimoramento da gestão das unidades, por meio de uma interface intuitiva que exibe os níveis de desempenho, a evolução mensal, o quantitativo de processos necessários para alcançar as metas e relatórios detalhados com o número de processos de cada variável. Além disso, o novo sistema possui botões interativos que permitem verificar casos novos, sobrestados, julgados e disponíveis para julgamento.

O Termojuris foi atualizado de acordo com a versão mais recente do Glossário do CNJ (versão 4), disponibilizada em 15 de outubro, que voltou a incluir a baixa definitiva como critério de produtividade, ainda que o processo não tenha sentença cadastrada, o que impactou positivamente os resultados.

Outras melhorias foram incluídas, tais como: exibição das Metas Nacionais com as faixas utilizadas na metodologia e classificação desenvolvidas nesta gestão pela CGJ, em conjunto com a implantação da Central de Análise de Desempenho (CAD), permitindo uma melhor visualização e acompanhamento de cada unidade judicial; ajuste das metas nacionais de 2024 com relatórios de todas as unidades em arquivo único; apresentação do quadro geral de cumprimento das metas por unidade judicial, para que cada unidade possa visualizar de forma abrangente o cumprimento de todas as metas sob sua responsabilidade; e implementação do painel do Índice de Prescrição, com o panorama das ações de improbidade e ações penais. Além disso, foi integrado ao sistema o relatório "Diagnóstico da Unidade Judicial (DUJ)" em formato PDF.

Também foi acrescentado o quadrante de criticidade conforme regras definidas pela CAD; inserção, na consulta PJecor do Termojuris, do relatório dos processos pendentes de baixa, processos pendentes de julgamento e do acompanhamento das metas da Corregedoria Nacional e da COGEX; inclusão do menu de downloads para extração de relatórios de metas nacionais de todas as unidades; e ajustes nos indicadores que estavam desatualizados em relação às Tabelas Processuais Unificadas (TPUs).

Outras melhorias já foram solicitadas pela Corregedoria e serão disponibilizadas em breve, como uma nova identidade visual, desenvolvida pela Asscom da CGJ; atualização dos percentuais da Taxa de Congestionamento conforme as diretrizes da CAD, incluindo a série histórica e a criação de um dashboard panorâmico com o objetivo de apresentar o ranking das unidades, organizadas por faixas percentuais. Além disso, será implementada uma nova metodologia de cálculo para o Índice de Atendimento à Demanda (IAD), conforme a métrica do CNJ, com aferição dos últimos 12 meses; inclusão do painel do Prêmio Unidade Destaque no sistema; e espelhamento do IAD da unidade no DUJ, ferramenta que permite a análise compilada de dados dos últimos anos para auxiliar o juiz na gestão da unidade judicial.

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS