Tem início nesta quinta-feira, 24, o curso de formação “Agente de Inclusão de Cidadania Digital”, para estudantes do ensino médio da área Itaqui-Bacanga, em São Luís.
O curso, oferecido pelo 5º Juizado Cível, se propõe a facilitar, por meio de agentes de inclusão, o acesso aos mecanismos digitais de serviços do Poder Judiciário, promovendo a garantia de direitos.
As aulas ocorrem nos dias 24 e 25/10 de 2024, das 14h às 17h, com duração de seis horas, para uma turma de estudantes do Colégio Universitário da UFMA.
O juiz Alexandre Lopes de Abreu, titular do 5º Juizado de São Luís, ministrará as aulas, com Ana Carolina Viana Silva, coordenadora do Centro de Cidadania e Givanildo Marques, coordenador do setor de Atendimento ao Usuário do Tribunal de Justiça do Maranhão.
DEFESA DE DIREITOS
A formação tem como objetivos específicos: disseminar conhecimentos de direitos com uso de comunicação em Linguagem Simples; habilitar facilitadores de acesso às ferramentas digitais do Poder Judiciário e possibilitar às pessoas excluídas do ambiente digital o acesso aos meios tecnológicos de defesa de direitos.
A estratégia de ensino utilizará apresentação teórica e dialogada, com o incentivo à participação dos estudantes; estudo de casos-problema, inspirados em situações enfrentadas no Juizado; e prática no uso das ferramentas digitais.
Durante as aulas serão utilizados recursos como exposição com uso de projetor, discussão de situações práticas; simulação de atendimento; visita à sede do 5º Juizado Cível e prática de uso dos recursos digitais.
PROGRAMAÇÃO
A programação desta quinta-feira, 24, inclui: Direitos de Cidadania. Proteção das pessoas vulneráveis: Crianças, Mulheres, Idosos, Consumidores, Vizinhança, Família; Funcionamento das estruturas do Sistema de Justiça: Judiciário, Ministério Público, Defensoria, Advocacia, Segurança Pública; Acesso à Justiça: Resolução adequada de conflitos. Estruturas do TJMA: Varas Comuns, Especializadas e Juizados; Linguagem Simples – comunicação compreensível e eficiente. Atividade prática de avaliação de documentos jurídicos.
No dia 25, a programação conterá os temas: Centro de Cidadania e o Funcionamento do 5º Juizado Especial Cível e de Relações de Consumo; Apresentação dos Serviços do Atendimento aos Usuários do TJMA. Inclusão e Exclusão Digital. Segurança Digital: cuidados para uso de internet confiável. Ferramentas digitais de acesso à Justiça, disponibilizadas pelo TJMA.
Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br