Em alusão ao “Setembro Amarelo”, mês de conscientização sobre a importância da prevenção ao suicídio, a Divisão Médica e Odontológica do Fórum Des. Sarney Costa (Calhau) realizam no dia 26 de setembro uma roda de conversa com o tema “Caminhos da dor: suicídio e fatores geracionais no Brasil”. A iniciativa tem a parceria da Divisão de Serviço Social e Psicologia do órgão que vai disponibilizar uma profissional de psicologia do setor, a analista judiciária Maria Arlinda Reis, para condução do bate-papo. A roda de conversa ocorre a partir das 9h, no salão ecumênico do Fórum, e é destinada ao público interno (servidores, servidoras, magistrados, magistradas, estagiários, estagiárias, terceirizados e terceirizadas).
Além da roda de conversa, a programação conta com a participação de um profissional de tricologia e de uma consultora de saúde e farmacêutica, que atenderão o público com exames de couro cabeludo e apresentação da tecnologia de biorressonância magnética quântica (técnica de rastreio do estado funcional do corpo), respectivamente.
Setembro Amarelo – O mês marca a campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. A iniciativa tem como objetivo chamar a atenção para a importância de discutir e promover ações a respeito do suicídio. De acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), desde 2014, em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), o Brasil realiza essa campanha de conscientizar a sociedade e fomentar com informações relacionadas à prevenção do suicídio no país.
Neste ano, em sua nona edição, o tema é “Se precisar, peça ajuda!”. Vale ressaltar que a campanha é realizada durante todo o mês de setembro, mas o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio é celebrado no dia 10/09 e endossado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Com informações do gov.br.
Núcleo de Comunicação do Fórum de São Luís