Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Judiciário de Barra do Corda reúne 255 casais em celebração comunitária

30/04/2024
Letícia Araújo

A cidade de Barra do Corda foi destaque na última semana devido a cerimônia que uniu 255 noivos e noivas em casamento. A celebração, que faz parte do projeto “Casamentos Comunitários” da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ-MA), ocorreu na quinta-feira, 25, no templo da Igreja Assembleia de Deus.

Outro fator que chamou atenção, além da quantidade de interessados na iniciativa, foi a idade dos casais presentes. Jovens e idosos reuniram-se para concretizar o desejo de casar, entre eles estavam o senhor Marcos da Silva, de 78 anos, e a esposa Maria Antônia Morais Silva, de 62 anos, ambos provaram para todos os presentes que nunca é tarde para oficializar a união.

Já os jovens Ryan Carlos Sá de Jesus, de 18 anos, e Rosângela de Lima Sousa, de 17 anos, não deixaram passar a oportunidade de estabelecer relação conjugal e aproveitaram a ação do Poder Judiciário para, enfim, firmarem esse laço.

Também jovens, Maicon Vituriano Damião Guajajara, de 19 anos, e Débora Barbosa da Silva Lima, de 21 anos, foram a representatividade indígena na cerimônia, reafirmando o papel do judiciário maranhense em promover dignidade, cidadania e inclusão social, garantindo a efetividade de seus serviços, por uma Justiça de todos.

A cerimônia civil e gratuita em benefício dos casais que desejam legalizar uniões estáveis já constituídas ou estabelecer relação conjugal foi presidida pelo juiz titular 1ª Vara de Barra do Corda, João Vinícius Aguiar dos Santos. As juízas Cinthia de Sousa Facundo, titular da Vara Única da Comarca de Matões; Talita de Castro Barreto, titular da 1ª Vara de Vitorino Freire; Kalina Alencar Cunha Feitosa, titular da Vara Única da Comarca de Paraibano, também celebraram os casamentos.

PROJETO CASAMENTOS COMUNITÁRIOS

A iniciativa visa facilitar a conversão de pessoas em casamento, garantindo o direito fundamental de acesso integral à Justiça, especialmente àqueles que não possuem condições financeiras para custear as despesas cartorárias.

Desse modo, as despesas do processo de habilitação, o registro e as certidões serão custeadas pelo Fundo Especial de Registro Civil (FERC), garantindo a efetivação dos casamentos gratuitos.


Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

 

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS