Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Judiciário instala o 119° Ponto Digital em Batavo, povoado de Balsas

JUSTIÇA DE TODOS

14/03/2024
Letícia Araújo

O programa “Justiça de Todos", da Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão(CGJ/MA) ampliou suas ações e alcançou mais povoados do Estado. Nesta quarta-feira, 13, foi a vez do Povoado Batavo, no município de Balsas, com seus 6 mil habitantes, receber os benefícios da iniciativa. Com a instalação do ponto de inclusão digital na localidade, o deslocamento de 400km entre ida e volta até Balsas, deixa de ser necessário, garantindo maior dignidade aos moradores.

A iniciativa consiste na instalação de pontos de inclusão digital, compostos por computador, acesso à internet e toda estrutura necessária para que a população tenha acesso aos serviços da Justiça por meio de videoconferência. A juíza coordenadora de Planejamento Estratégico da CGJ/MA, Tereza Nina, destacou a importância desta ação, que já atendeu quatro povoados do Estado. “É uma satisfação muito grande estar aqui hoje inaugurando a nossa 119° sala. Esse é um processo iniciado em maio de 2022, com o objetivo de aproximar o cidadão dos serviços da Justiça. A partir de hoje, a população do Povoado Batavo conta com esse dispositivo para participar de audiências, consultar processos, falar com os juízes e promotores. Com esse Ponto Digital o Judiciário garante mais celeridade e dignidade às pessoas", disse a magistrada.

O Povoado Batavo possui cerca de 6 mil habitantes

O juiz da 4ª Vara da Comarca de Balsas, Douglas da Guia, destacou a prosperidade da produção na região. O povoado vive do cultivo da soja e milho em grande escala. “Aproveitem a sala, usufruam dos serviços que estão disponíveis para garantia dos direitos de cada cidadão, começando por essa área, que é um território de produção e desenvolvimento econômico”, comentou o magistrado.

O desembargador José Gonçalo, do Tribunal de Justiça do Maranhão, afirmou que é preciso massificar esse sentimento de que o acesso à Justiça é importante. A população precisa saber que existe essa ferramenta para facilitar a vida do cidadão”, ressaltou, frisando a importância da divulgação da iniciativa para que a comunidade conheça seus direitos. 

Desembargador José Gonçalo durante inauguração da 119ª sala da Justiça

A sala de acesso virtual do Justiça de Todos no Povoado Batavo irá beneficiar também a população dos povoados próximos como Porto Isidoro, Ferreira, São Pedro, Baixa Funda, Rio Verde e Coroatá. “Vai atender tanto o nosso povoado, quanto os povoados vizinhos, então, certamente veio para somar, para facilitar e proporcionar às pessoas o acesso a esses atendimentos”, disse Valéria Portela,  diretora da Escola Padre Fábio Bertagnolli, onde está situada a sala.

O Ponto Digital do Judiciário maranhense garante uma gama de serviços,  que também podem ser prestados por todos os órgãos do Sistema de Justiça. Ao longo de quase dois anos, os serviços mais demandados foram balcão virtual, videoconferência em audiências e sessões do Tribunal do Júri, consulta processual.

Também estiveram presentes na solenidade, o juiz da 3ª Vara de Balsas, Rafael Felipe de Sousa Leite; o juiz da Comarca da Ilha de São Luís, Júlio Prazeres; e o prefeito de Balsas, Erik Augusto Costa e Silva. Também participaram, a Ouvidora da Mulher do TRE-MA, Amanda Waquim;  e Ouvidor do TRE-MA, Pontes de Aguiar Filho, além de vereadores, secretários municipais, e demais autoridades.

 

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

 

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS