Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Maranhão encerra 2025 com 133 Pontos de Inclusão Digital e consolida maior rede digital de Justiça do Brasil

Número recorde foi alcançado nesta terça-feira (9/12), com a instalação de PIDs nos povoados de Trecho Seco e São João do Andirobal, na comarca de Açailândia

Publicado em 10 de Dez de 2025, 9h00. Atualizado em 10 de Dez de 2025, 6h17
Por Márcio Rodrigo

Dois povoados situados na comarca de Açailândia ganharam, nesta terça-feira (9/12), Pontos de Inclusão Digital (PIDs) ampliando o alcance do programa Justiça de Todos para 133 localidades do Estado. Com a inauguração das unidades no Povoado Trecho Seco, município de São Francisco do Brejão, e Povoado São João do Andirobal, município de Cidelândia, o Judiciário maranhense encerra o ano de 2025 com a maior rede digital de acesso à Justiça e cidadania do Brasil, e reforça sua presença em comunidades rurais. 

  • A comarca de Açailândia passa a contar com seis PIDs ativos, quatro deles na zona rural, tornando-se referência estadual em inclusão digital. Além dos novos pontos, já estão em operação unidades nas zonas urbanas de Cidelândia e São Francisco do Brejão, bem como nos povoados Piquiá e Novo Bacabal, pertencentes à Açailândia.

PIDs localizados nas zonas urbana e rural da comarca de Açailândia

As inaugurações reuniram autoridades do Judiciário e representantes municipais, reforçando a parceria entre o TJMA e os municípios beneficiados. Estiveram presentes, a coordenadora de Planejamento do TJMA e do programa Justiça de Todos, juíza Tereza Nina; a diretora do fórum de Açailândia, juíza Selecina Locatelli; o titular da 2ª Vara de Família de Açailândia, juiz Paulo do Nascimento Júnior; a prefeita de São Francisco do Brejão, Ednalva Brandão; o prefeito de Cidelândia, Eustáquio Sampaio; o procurador de Cidelândia, advogado Juracy Roldão; o defensor público estadual, Anthony Daniel; e o presidente da OAB Subseção Açailândia, advogado Carlos Magno.

A juíza Tereza Nina destacou que o projeto nasceu em 2022, sob iniciativa do desembargador Froz Sobrinho, atual presidente do TJMA, à época corregedor-geral da Justiça, com o objetivo de aproximar a Justiça do cidadão. "Identificamos que 109 cidades não possuíam fórum e levamos os primeiros pontos de inclusão digital a esses termos judiciários. Hoje, além destas cidades, alcançamos comunidades indígenas, quilombolas, ilhas e povoados grandes como Trecho Seco e Andirobal. Ao final desta jornada, o Maranhão se consagra líder nacional em inclusão digital, superando tribunais maiores, como o de Goiás, que possui cerca de 70 pontos”, afirmou.

A imagem é um retrato em plano médio de duas pessoas, uma mulher e um homem, em um ambiente interno simples com fundo branco. O foco principal está na mulher, que está falando.

Juíza Selecina Locatelli, diretora do fórum de Açailândia

A diretora do fórum de Açailândia, juíza Selecina Locatelli, ressaltou a importância da participação popular para manter os PIDs ativos. “Se não houver movimentação, o ponto pode ser fechado e transferido para outra localidade, pois o CNJ exige atendimento constante. Mas sei que a população daqui é aguerrida e conhece seus direitos. Muitos processos no fórum envolvem moradores de Trecho Seco, e tenho certeza que vocês vão abraçar este espaço. Divulguem em massa, para que todos aproveitem este centro de cidadania”, disse.

Morador há 22 anos de Trecho Seco, o líder comunitário Adevaldo Marinho celebrou a conquista. “Agora poderemos resolver problemas de justiça localmente, sem precisar gastar com transporte até Açailândia. É uma economia significativa para todos nós”, comentou.

area Central: O centro da imagem é dominado por uma área habitacional densa. As casas são predominantemente térreas, com telhados de cerâmica (telhas coloniais) de cor avermelhada/laranja.  Ruas: As ruas não são asfaltadas, apresentando terra batida de cor marrom avermelhada. Uma rua principal corta a área de habitação central de baixo para cima.  Lotes: Há muitos lotes abertos e terrenos baldios próximos à área central, com vegetação rasteira e terra cultivada (ou recém-lavrada), indicando o crescimento da área.  Infraestrutura: É possível ver uma caixa d'água branca elevada em uma das áreas centrais.

Povoado Trecho Seco, pertencente à São Francisco do Brejão, comarca de Açailândia

A moradora Giselda Carvalho reforçou o impacto econômico da medida. “Antes, o dinheiro que gastávamos com táxi para ir ao fórum fazia falta no dia a dia. Agora, podemos investir esse recurso em alimentação e outras necessidades aqui mesmo”, destacou.

No povoado São João do Andirobal, o agente comunitário de saúde Roberval dos Santos lembrou que a nova unidade atenderá não apenas os moradores locais, mas, também, comunidades vizinhas como Vilinha, Itaiguara, Galiléia, Centro dos Henrique, Córrego da Prata e São Jorge, dentre outros.

O Cenário e Equipamentos O ambiente é simples, com paredes brancas e piso claro.  No centro, há uma mesa de escritório branca onde estão dispostos um monitor de computador preto, um teclado, um mouse e uma CPU (unidade de processamento).  Documentos com o topo de uma caneta estão sobre a mesa, à frente do monitor.  Ao fundo, está pendurado um banner branco com um logotipo colorido e parte do texto "JUSTIÇA DE TODOS".

Roberval dos Santos comprovou a funcionalidade do sistema em atendimento do Balcão Virtual 

São cerca de quatro mil e quinhentas pessoas beneficiadas. Vou ajudar a divulgar para que todos saibam da existência do PID e utilizem seus serviços”, afirmou.

A prefeita de São Francisco do Brejão, Ednalva Brandão, agradeceu a parceria com o TJMA e destacou o esforço da prefeitura para garantir a estrutura necessária em Trecho Seco. Já o prefeito de Cidelândia, Eustáquio Sampaio, ressaltou a força-tarefa realizada para preparar o prédio em Andirobal, que agora se torna referência para uma dezena de povoados próximos.

É um avanço significativo para a ampliação do acesso à Justiça nas áreas mais distantes. Ver o Maranhão se tornar referência nacional é motivo de orgulho. Como coordenadora do programa, posso dizer: estamos levando cidadania digital a quem mais precisa, e isso é Justiça de Todos”, concluiu a juíza Tereza Nina (imagem abaixo).

juiza tereza nina discursa durante a solenidade de instalação do pid em trecho seco. a mulher está em pé, de vestido, segurando um micrifone

A imagem mostra três pessoas (duas mulheres e um homem) em um ambiente interno claro, possivelmente durante a inauguração ou demonstração de um serviço.  O Cenário e Equipamentos

Autoridades após teste do PID instalado em Trecho Seco

PIDS NÍVEL 3

De acordo com a Resolução n.º 508 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) possui o status “PID nível 3”, com atendimento virtual de pelo menos três ramos do Poder Judiciário e pelo menos dois dos seguintes órgãos: Defensoria Pública, Ministério Público, Procuradorias Públicas e/ou Advocacia Pública da União, Polícias, Municípios e outros órgãos da administração pública direta e indireta de qualquer nível.

O “Justiça de Todos” está alinhado aos macrodesafios previstos na Resolução nº 325/2020 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre a Estratégia Nacional do Poder Judiciário 2021-2026, bem como da Agenda 2030, que contempla os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 10 (Redução das Desigualdades), 16 (Paz, Justiça e Instituições Fortes) e 17 (Parcerias em prol das Metas). 

Na linha do tempo, logo abaixo, veja o histórico do programa Justiça de Todos:

 

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 2055-2023

 

GALERIA DE FOTOS