Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Programa Bem-Estar no judiciário promove edição especial alusiva ao Dia da Mulher

FÓRUM DE SÃO LUÍS

06/03/2024
Valquíria Santana

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), em parceria com a Diretoria do Fórum Des. Sarney Costa, realizou, nesta quarta-feira (06), uma edição especial do Programa Bem-Estar no Judiciário, alusiva à semana do Dia Internacional da Mulher, celebrado em 08 de março. Foram oferecidos serviços e atividades voltadas para a promoção do autocuidado e reflexão sobre a saúde da mulher, com exames de bioimpedância, educação em saúde bucal, aferição de pressão arterial e glicemia, quick massagem, quiropraxia, limpeza de pele e maquiagem.

A diretora do Fórum Des. Sarney Costa, juíza Maria José França Ribeiro, disse que essa iniciativa mostra uma preocupação do órgão com a saúde e o bem-estar de servidores, servidoras, magistrados, magistradas e colaboradores. O evento, de edição especial do Dia da Mulher, também atendeu o público masculino e contou com a parceria de profissionais da empresa GEAP.

O evento foi organizado pela Diretoria de Recursos Humanos e da Coordenação de Serviços Médicos, Odontológicos e Psicossociais do TJMA. A coordenadora do setor, Mariany Oliveira, explicou que tanto as ações de aferição de sinais vitais, como as terapias complementares em saúde e orientações de saúde bucal, buscam ter um olhar holístico, do bem-estar como um todo. “Quando se promove qualidade de vida, tem-se um melhor ambiente de trabalho”, completou.

A servidora do Fórum, Socorro Silva, aproveitou a edição especial do programa Bem-Estar no Judiciário e fez teste de glicemia, aferição da pressão arterial, massagem, além dos serviços de autocuidado, como limpeza de pele e maquiagem. “É um momento de acolhimento, importante para os servidores em geral”, disse. “É também uma oportunidade para verificarmos como está nossa saúde e pode servir como alerta para termos mais atenção e cuidado”, completou a servidora Dayana Rodrigues.

Joselina Marques, funcionária da empresa terceirizada do Fórum de São Luís, também usou todos os serviços oferecidos durante a atividade desta quarta-feira (06). “Este é um momento muito importante para sabermos como está nossa saúde, pois por falta de tempo ou oportunidade, acabamos deixando de lado essa atenção básica”, afirmou.

A nutricionista da GEAP, Aline Frazão, responsável pelo exame de bioimpedância na ação realizada no Fórum de São Luís, explicou que a maioria das pessoas que se submeteu ao exame está com o percentual de gordura mais elevado, geralmente por falta da prática de exercícios físicos. “Elas relatam que não conseguem fazer atividade física com regularidade, por conta da rotina de trabalho e outras atividades do dia-a-dia”, explicou. A profissional orientou todos a buscarem atividades focadas em exercícios aeróbicos, melhorar a alimentação, reduzindo o consumo de carboidratos e alimentos com gordura saturada.

A coordenadora de Relacionamento da GEAP, Rosana Albuquerque, destacou que a empresa, operadora de plano de saúde que tem convênio com o TJMA, procura trabalhar a saúde preventiva dos seus usuários. “Por isso a importância de participarmos de eventos como esse, onde servidores e servidoras do Judiciário têm a oportunidade de obter serviços de cuidados com a saúde que, muitas vezes pela rotina atribulada, são deixados de lado pelas pessoas e que podem acender a luz para uma possível doença silenciosa, como hipertensão e diabetes, por exemplo”, lembrou.

Dia da Mulher – para celebrar o Dia Internacional da Mulher, nesta sexta-feira, 08 de março, a Diretoria do Fórum Des. Sarney Costa preparou uma programação voltada para magistradas, servidoras, funcionárias terceirizadas, estagiárias e demais profissionais que atuam no órgão. Haverá palestra da consultora de imagem pessoal, Renata Vasconcelos, além de ações de beleza e de qualidade de vida, feira de artesanato, exposição de Ikebanas (flores) e um café da manhã para as homenageadas.

O evento será aberto às 8h30, no auditório Desembargadora Madalena Serejo, pela diretora do Fórum, juíza Maria José França Ribeiro. Em seguida, a consultora Renata Vasconcelos fará a palestra “Imagem pessoal e autocuidado”. A palestrante é graduada em Design de Moda, Artes Visuais (graduação e mestrado), com formação em consultoria de imagem guiada pelo rosto (Método Persona), coloração pessoal avançada e maquiagem profissional. É professora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão

A programação do Dia da Mulher oferece também cuidados com a pele (peeling de cristal  ou máscara detox), maquiagem e consultoria de beleza com as consultoras das empresas parceiras do evento. As ações de beleza ocorrerão durante o período da manhã e tarde (até às 15h), no auditório Desa. Madalena Serejo.

O evento, promovido pela Diretoria do Fórum e Corregedoria Geral da Justiça, tem o apoio do Tribunal de Justiça do Maranhão.

 

Núcleo de Comunicação do Fórum de São Luís

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS