Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Primeira Vara Criminal de Açailândia agenda júris para março

29/02/2024
Michael Mesquita

A 1ª Vara Criminal de Açailândia divulgou a pauta de sessões do Tribunal do Júri para o mês de março. Serão, ao todo, três julgamentos, a serem presididos pela juíza Selecina Henrique Locatelli, titular da 2ª Vara Criminal e respondendo pela 1ª. As sessões, primeiras do ano de 2024, serão realizadas na Câmara de Vereadores de Açailândia, nos dias 18, 19 e 20 do próximo mês. Na primeira sessão, o réu será Júlio Nogueira Rodrigues Filho, sob acusação de ter, junto com outros três homens, praticado crime de homicídio, que teve como vítima Manoel Francisco da Silva Neto, conhecido pelo apelido de ‘Forasteiro’. Narrou a denúncia que o crime ocorreu em 22 de janeiro de 2002.

Destacou que a vítima foi procurada em casa por um dos denunciados, o Cabo Barros, que o induziu a acompanhá-lo até a localidade ‘Reta’, próximo ao povoado ‘Córrego Novo’, onde os outros, inclusive Júlio, o aguardavam. Ao chegar no local, os homens passaram a constranger ‘Forasteiro’, para que ele os acompanhasse. Como resistiu, a vítima teria sido alvejada com um tiro na perna e colocada dentro de um porta-malas do carro, sendo levada para o Povoado Novo Bacabal, local onde teria sido executada pelos homens com um tiro na cabeça. Os homens teriam, ainda, ateado fogo ao corpo de Manoel. Os outros denunciados  já tiveram a punibilidade extinta ou por prescrição ou por morte.

A segunda sessão do tribunal do Júri, marcada para o dia 19, terá como réu Gabriel Lopes Vieira, acusado de crime de homicídio, que teve como vítima Wilson Max Fonseca. O crime ocorreu em 11 de dezembro de 2021, no bairro Laranjeiras, em Açailândia, próximo ao ‘Stop Play Bar’. Wilson foi morto a golpes de canivete. Conforme a denúncia, a vítima estava com seu cachorro de estimação, quando o denunciado começou a provocar o animal, sendo repreendido por Wilson, que disse que o animal era bravo. 

Diante disso e, obviamente em razão de seus instintos, o cachorro, em dado momento, ameaçou morder o denunciado. Gabriel, então, teria desferido um chute no animal, iniciando, assim, uma discussão. Ato contínuo, o dono do bar pediu que eles se retirassem do estabelecimento, e a discussão continuou na rua, instante em que Gabriel teria sacado um canivete e atingido Wilson por várias vezes, até provocar sua morte. Em depoimento à polícia, o denunciado alegou legítima defesa.

QUATRO RÉUS

Na sessão de julgamento do dia 20, os réus serão Vinícius da Silva Sousa, Geisson de Sousa Moreira, Francivaldo Guedes dos Santos e Rodrigo Moraes Santos. Os três primeiros são acusados de crimes de tentativa de homicídio e porte de arma, e o último foi denunciado pelo crime de tentativa de homicídio, tendo como vítima Danrlei Gomes Barbosa. Narrou a denúncia que, em 1º de setembro de 2021, por volta das 19h30min, em um bar localizado frente ao Estádio Municipal de Açailândia, após avistarem a vítima, os denunciados Vinícius, Geisson e Francivaldo pararam o veículo no qual estavam, a fim de matá-la. 

A vítima, sem qualquer possibilidade de defesa, teria sido alvejada de surpresa com múltiplos disparos, caindo, em consequência, ao chão. Os denunciados teriam pego outra arma e continuaram a alvejar Danrlei. Ao final, acreditando que a vítima estava morta, os homens fugiram no veículo alugado por Rodrigo. Danrlei foi levado ao hospital.

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS