Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Planejamento Estratégico da CGJ auxiliou 24 unidades judiciais em 2023

Com visita estratégica e implementação de plano tático pela Corregedoria, as unidades judiciais atendidas evoluíram em produtividade e alcance de metas

25/01/2024
Márcio Rodrigo

A Corregedoria Geral da Justiça (CGJ-MA) realizou plano tático em 24 unidades judiciais de 1º Grau do Maranhão ao longo de 2023. Desse total, 18 conseguiram alcançar a Meta 1, a exemplo da Comarca de Tutóia, que em 2022 não cumpriu seis metas, mas em 2023 bateu todas integralmente. O Relatório Anual de Monitoramento de desempenho divulgado pela Coordenadoria de Planejamento e Inovação da CGJ, responsável pela realização desse trabalho desenvolvido sob a orientação da juíza Tereza Nina, indica, também, que 10 unidades judiciais atendidas ao longo do ano passado conseguiram alcançar todas as metas de produtividade do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). Além disso, 17 unidades judiciais conseguiram bater a Meta 2.

Segundo a magistrada Tereza Nina, mesmo nas unidades que não conseguiram bater todas as metas foram alcançados resultados significativos, a exemplo da 2ª Vara de Barra do Corda, que fechou o ano de 2022 sem cumprir seis metas (1,2,4,5,11,12) e em 2023, após o plano tático, só não conseguiu bater a Meta 11. “Avaliamos que o plano de ação desenvolvido com todas as unidades foi muito exitoso, e o resultado final foi muito bom para a Justiça de 1º Grau”, pontuou.

A 1ª Vara de Vargem Grande também obteve grande evolução nos números. A unidade, que não havia batido as metas 1, 2, 4, 5, 11 e 12 em 2022, fechou 2023 sem atingir apenas uma meta. A 1ª Vara de Paço do Lumiar também evoluiu e ficou sem bater apenas uma meta no final do ano passado, contra cinco não alcançadas em 2022.

O corregedor-geral da Justiça, desembargador Froz Sobrinho, avaliou positivamente os números divulgados pelo Programa de Acompanhamento da Justiça de 1º Grau, que, segundo o magistrado, foram “decisivos para alcance, no resultado geral, de todas as metas do TJ e CNJ”.

Na última Sessão Plenária do Tribunal de Justiça do Maranhão em 2023, realizada no último dia 13 de dezembro, o corregedor destacou o alcance de todas as metas de desempenho estabelecidas pelo segundo ano consecutivo. “Foi um ano de muitos recordes, alcançando o maior número de processos distribuídos aptos a julgamento, julgados (422.733) e baixados (612.633), em relação aos anos anteriores” declarou o corregedor.

PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO

O Programa de Acompanhamento das Unidades Judiciais de 1º Grau foi criado em 2021, na gestão do desembargador Paulo Velten, atual presidente do TJMA, e consolidado pelo desembargador Froz Sobrinho, com a realização de 48 edições ao longo da atual gestão, auxiliando tecnicamente as unidades judiciais com maior dificuldade no desenvolvimento das rotinas de trabalho e entrega da prestação jurisdicional.

Na atual gestão a coordenação já atuou em diversas unidades. Esteve na 3ª Vara de Itapecuru-Mirim; Vara Única da Comarca de Anajatuba; Vara Única de Senador La Rocque; 1ª Vara da Fazenda Pública de Imperatriz; Vara Única da Comarca de Humberto de Campos; e em Timon na Vara da Família e 2ª Vara Criminal; 1ª Vara de Porto Franco; Vara da Mulher de Imperatriz; 7ª Vara Cível de São Luís; 1ª e 2ª varas da Comarca de Grajaú; 2ª Vara de Coelho Neto; Juizado de Timon; 8ª e 9ª varas da Fazenda Pública de São Luís; 1ª Vara Cível de São José de Ribamar; 1ª Vara da Comarca de São Mateus do Maranhão; e nas comarcas de Itinga do Maranhão; Montes Altos; Vitória do Mearim; Monção; São Bento; São Vicente Férrer; Bacuri; Tutóia; Barão de Grajaú; São João dos Patos; na 1ª Vara da Fazenda Pública de São Luís; 1ª Vara de Paço do Lumiar; 2ª Vara de Barra do Corda; 1ª Vara de Vargem Grande; nas varas únicas de Magalhães de Almeida; e Amarante do Maranhão; 2ª Vara de Barreirinhas; 13ª Vara Cível de São Luís; 5ª Vara Cível de Imperatriz; 1ª Vara de Colinas; Vara Única de Cedral; 5ª Vara da Fazenda Pública de São Luís; 1ª e 2ª varas da Comarca de Chapadinha; Vara Única de Olinda Nova do MA; Comarca de Matinha; Vara Única de São Pedro da Água Branca; 1ª Vara da Fazenda Pública de Imperatriz; 2ª Vara da Comarca de Caxias; e 1ª Vara Cível de Bacabal.

 

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS