Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Curso prepara servidores de Ribamar para primeiros socorros e combate a incêndio

BRIGADA VOLUNTÁRIA

27/11/2023
ASSCOM CGJMA

Servidores do Judiciário de São José de Ribamar participaram de um curso de formação teórica e prática de primeiros socorros, prevenção e combate a incêndio, na última quarta-feira, 24, no Fórum. Ao final, os participantes receberam um broche e certificação como “Brigadista de incêndio Voluntário”.

O "Curso de Brigada Voluntária" teve como objetivo capacitar servidores efetivos, comissionados e terceirizados, em medidas iniciais de primeiros socorros e combate a incêndio.

A abertura das aulas foi feita pelo diretor do Fórum, juiz Júlio César Praseres, que falou da importância de investir no treinamento e capacitação de equipes de combate a incêndio para garantir a segurança de pessoas e patrimônios. “Ao realizar esses treinamentos, as equipes estarão preparadas para enfrentar situações de incêndio de forma eficiente e segura”, disse o diretor do Fórum.

O encerramento do curso foi feito pelo coronel Alexandre Magno, diretor de Segurança Institucional, representando o desembargador Sebastião Bonfim, presidente da Comissão Permanente de Segurança Institucional do Tribunal de Justiça.

PRIMEIROS SOCORROS E COMBATE A INCÊNDIO

As aulas foram ministradas pelos militares do Corpo de Bombeiros Militar: tenentes Helton Loyola e Sarges Castro, e sargento Elismar Sousa, com a colaboração dos sargentos Jardel Aires e Leônidas Martins.

No módulo de Primeiros Socorros, os servidores aprenderam técnicas de primeiros socorros com classificação de riscos, sinais vitais e procedimentos a serem adotados diante de engasgos, reanimação cardiopulmonar, sangramentos, queimaduras e o que fazer em um cenário de primeiros socorros.

Já no módulo de Combate a Incêndio, foram passadas instruções quanto aos tipos de incêndios, prevenção a riscos com acidentes domésticos, identificação dos dispositivos de Segurança contra incêndio e medidas iniciais em caso de princípio de fogo.

SAÍDA DE EMERGÊNCIA

Na parte prática, os servidores participaram de exercício simulado, com saída do ambiente de serviço até a parte externa do fórum. Nessa área, os alunos tiveram contato direto com um incêndio controlado e aprenderam a manusear os tipos de extintores para controlar o fogo, inclusive em botijão de gás.

No final do curso, os servidores participaram de um simulado de emergência, em que tiveram que abandonar o prédio, colocando em prática todo conhecimento adquirido durante o curso, para promover o abandono seguro do prédio com movimentação e transporte de vítimas.

O 1º tenente BM Helton Loyola, destacou que a formação como ação estratégica da Diretoria de Segurança Institucional e Gabinete Militar do Tribunal de Justiça, intermediada pela Supervisão de Prevenção e Combate a Incêndio e cumpre metas do Plano de Logística Sustentável.

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS