Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Corregedoria da Justiça e Prefeitura de Arame entregam 150 títulos de imóveis

REURB DE INTERESSE SOCIAL E GARANTIA DO DIREITO À MORADIA

Publicado em 17 de Nov de 2023, 12h20. Atualizado em 17 de Nov de 2023, 12h56
Por ASSCOM CGJMA

Após processo de regularização fundiária urbana (REURB), 150 famílias receberam títulos de propriedade de imóveis, em solenidade na tarde de quinta-feira, 16 de novembro, no salão da Igreja Católica da cidade de Arame, cidade do centro maranhense, com 25.517 habitantes.

A legitimação fundiária dos imóveis foi viabilizada pelo projeto “Registro para Todos”, realizado pela Corregedoria Geral da Justiça, Prefeitura Municipal e o cartório do Ofício Único, que compartilharam a execução dos atos necessários para regularizar a propriedade dos imóveis existentes no núcleo urbano, que antes era ocupado de maneira informal, e foram legitimados nos moldes da Lei nº 13.465/2017.

A entrega dos títulos de propriedade definitiva aos moradores foi feita durante solenidade organizada pela Prefeitura Municipal, com a participação do corregedor-geral da Justiça, desembargador Froz Sobrinho e do juiz Douglas Lima da Guia, coordenador do Projeto “Registro para Todos”. O juiz da comarca de  Arame, Alexandre Magno Nascimento de Andrade, não pôde participar da solenidade, por motivo de saúde.

Também estavam presentes o prefeito de Arame, Pedro Fernandes Ribeiro; o secretário de desenvolvimento social do Estado, Paulo Casé Fernandes; o presidente da Associação dos Notários e Registradores do Maranhão (ANOREG-MA), Devanir Garcia; o tabelião Flávio Costa Silva (Cartório do Ofício Único) e a vereadora Tairan Sousa dos Reis, presidente da Câmara Municipal, representantes da comunidade e beneficiários.

Corregedor-geral da Justiça do Maranhão, Froz Sobrinho, (ao centro), ao lado (direito) do prefeito de Arame, Pedro Fernandes e autoridades presentes.

PÚBLICO BENEFICIADO REPRESENTADO POR MULHERES

As famílias beneficiadas, a maioria representada por mulheres, lotaram o salão paroquial da Igreja católica para receber os títulos de propriedade dos imóveis das autoridades, após décadas de expectativa do direito à moradia, agora com a segurança jurídica proporcionada pelo projeto.

Dentre os moradores presentes, estava o senhor Manoel Santos, 67 anos, pessoa com deficiência, que fez questão de comparecer em cadeira de rodas ao evento e ter em suas mãos o título da sua propriedade. Após a entrega, ele posou para fotos com o coordenador do projeto.

O corregedor-geral da Justiça anunciou, em sua fala, que o Município de Arame será o primeiro do Estado do Maranhão a ser 100% regularizado pelo processo de REURB. "Lanço esse desafio, hoje, para vocês. Arame será a primeira cidade do Maranhão, da Amazônia Legal, a ser 100% regularizada", disse o desembargador.

Corregedor-geral da Justiça, Froz Sobrinho (de terno), e juiz Douglas Lima da Guia (de camiseta branca), com moradores beneficiados com títulos de imóveis.

O juiz coordenador do projeto ressaltou a parceria entre o Poder Judiciário, o Município de Arame e o cartório, e agradeceu a confiança dos moradores no Projeto e nas autoridades envolvidas, que viabilizaram a entrega das matrículas dos imóveis, concretizando o direito à moradia para as famílias de Vila Nonato.

“Chegamos, hoje, a esse ponto culminante, que é a entrega desses títulos de propriedade,  concretizando não somente o direito à moradia, mas reconhecendo a dignidade de todos. Esse documento que reconhece esse direito, que já existia pela posse, torna-se definitivo pela propriedade (do imóvel)”, destacou o juiz coordenador.

O prefeito Pedro Fernandes agradeceu às equipes do Judiciário e da Prefeitura Municipal pelo trabalho. "Graças a este projeto e à parceria com o Tribunal de Justiça e o cartório, temos avançado muito na titularização dos imóveis e esperamos, até o final do nosso governo, estar com 100% da nossa área urbana regularizada e avançando muito na área rural. Esse talvez, seja o maior desafio, porque dependemos muito do INCRA e do ITERMA em alguns processos", ressaltou o prefeito de Arame, que destacou, ainda, a emissão de certidões de registro de nascimento e documentação básica.

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS