O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) participou do Encontro de Prefeitas e Prefeitos do Maranhão com o tema “Fortalecendo o Municipalismo”, realizado nos dias 24 e 25 de abril, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís. Durante o encontro, o TJMA apresentou o programa de Governança Fundiária aos gestores municipais, e os benefícios para a modernização e desenvolvimento sustentável nos municípios maranhenses.
Ticiany Palácio (foto abaixo) destacou o registro e a entrega de títulos de escolas, templos religiosos e unidades de conservação, como a Reserva Extrativista da Floresta dos Guarás (Cururupu), “que refletem o impacto direto na vida de milhares de famílias e a promoção de sustentabilidade e inclusão social”.
A palestrante também falou sobre o papel estratégico desenvolvido pelo Núcleo de Governança Fundiária (NGF/TJMA) na coordenação da regularização fundiária, promoção de pacificação urbana e segurança jurídica, assim como na inclusão social e preservação ambiental com o projeto "Judiciário pelo Desmatamento Zero" e a regularização de templos religiosos e imóveis públicos.
O trabalho de Governança Fundiária do TJMA conta com parcerias de diversos órgãos locais do Governo do Maranhão, como o Instituto de Terras do Maranhão (Iterma), Secretaria Estadual das Cidades (Secid), Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), e nacionais como INCRA, Superintendência de Patrimônio da União (SPU), além de universidades e faculdades, Conselho Regional de Técnicos Industriais (CRT-02). As parcerias são essenciais para a realização de visitas técnicas, mediações e acordos que resultaram na entrega de milhares de matrículas fundiárias.
A palestra foi apresentada dentro do Painel Regularização Fundiária, que teve a participação do secretário estadual de cidades, Robson Paz, e do coordenador fundiário do Iterma, Marcelo Viana.
CASOS DE SUCESSO
Durante a apresentação, a magistrada também compartilhou exemplos práticos e resultados concretos do programa Registro Para Todos do TJMA, como a entrega de títulos fundiários aos moradores da Vila Parente, em Santa Inês, um loteamento surgido há mais de 40 anos, com vários conflitos existentes desde então.
Falou sobre o registro fundiário da comunidade do bairro Liberdade, em São Luís, considerado o maior quilombo urbano da América Latina, um marco na garantia de direitos das populações tradicionais.
Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055-2024