Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Em evento do municipalismo, TJMA ressalta a relevância da governança fundiária

Diretora-geral do TJMA, juíza Ticiany Palácio, ministrou palestra com destaque para as ações do programa Registro Para Todos

Publicado em 28 de Abr de 2025, 15h00. Atualizado em 28 de Abr de 2025, 14h11
Por Márcio Rodrigo

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) participou do Encontro de Prefeitas e Prefeitos do Maranhão com o tema “Fortalecendo o Municipalismo”, realizado nos dias 24 e 25 de abril, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís. Durante o encontro, o TJMA apresentou o programa de Governança Fundiária aos gestores municipais, e os benefícios para a modernização e desenvolvimento sustentável nos municípios maranhenses.

  • A diretora-geral do TJMA, juíza Ticiany Palácio, ministrou a palestra “Potencial Político da Governança Fundiária”, com foco nas diretrizes de acessibilidade e dignidade humana do programa Registro Para Todos, que atualmente possui ações em 73 dos 217 municípios do estado. “O programa garantiu a entrega de mais de 38 mil títulos de regularização fundiária, beneficiando comunidades indígenas, quilombolas e populações em situação de vulnerabilidade social”, frisou.

Ticiany Palácio (foto abaixo) destacou o registro e a entrega de títulos de escolas, templos religiosos e unidades de conservação, como a Reserva Extrativista da Floresta dos Guarás (Cururupu), “que refletem o impacto direto na vida de milhares de famílias e a promoção de sustentabilidade e inclusão social”.

A palestrante também falou sobre o papel estratégico desenvolvido pelo Núcleo de Governança Fundiária (NGF/TJMA) na coordenação da regularização fundiária, promoção de pacificação urbana e segurança jurídica, assim como na inclusão social e preservação ambiental com o projeto "Judiciário pelo Desmatamento Zero" e a regularização de templos religiosos e imóveis públicos.

O trabalho de Governança Fundiária do TJMA conta com parcerias de diversos órgãos locais do Governo do Maranhão, como o Instituto de Terras do Maranhão (Iterma), Secretaria Estadual das Cidades (Secid), Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), e nacionais como INCRA, Superintendência de Patrimônio da União (SPU), além de universidades e faculdades, Conselho Regional de Técnicos Industriais (CRT-02). As parcerias são essenciais para a realização de visitas técnicas, mediações e acordos que resultaram na entrega de milhares de matrículas fundiárias.

A palestra foi apresentada dentro do Painel Regularização Fundiária, que teve a participação do secretário estadual de cidades, Robson Paz, e do coordenador fundiário do Iterma, Marcelo Viana.

CASOS DE SUCESSO 

Durante a apresentação, a magistrada também compartilhou exemplos práticos e resultados concretos do programa Registro Para Todos do TJMA, como a entrega de títulos fundiários aos moradores da Vila Parente, em Santa Inês, um loteamento surgido há mais de 40 anos, com vários conflitos existentes desde então.

Falou sobre o registro fundiário da comunidade do bairro Liberdade, em São Luís, considerado o maior quilombo urbano da América Latina, um marco na garantia de direitos das populações tradicionais.

 

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 2055-2024

GALERIA DE FOTOS