Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Judiciário de Ribamar realiza ações em alusão ao mês de prevenção ao suicídio

SETEMBRO AMARELO

27/09/2023
Letícia Araújo

Na manhã da última terça-feira, 26, a Diretoria e o Núcleo Psicossocial do Fórum de São José de Ribamar promoveu uma ação voltada à sensibilização de seus servidores e servidoras em relação à temática da saúde mental. A iniciativa integra a campanha “Setembro Amarelo” e deve estender-se até o final do mês.

O objetivo é sensibilizar todas as unidades com a ação preventiva, visando o bem-estar e o acolhimento, além de levar informações, buscando contribuir para a redução do estigma relacionado aos transtornos emocionais e aumentar a compreensão sobre a necessidade de atenção à saúde mental. 

A melhor maneira encontrada para abordar o tema, de forma leve e responsável, foi a partir da música. O servidor André Roberto, da 3ª Vara Cível de São José de Ribamar, realizou uma apresentação, tocando saxofone nos diversos setores do Fórum, enquanto as idealizadoras da campanha, integrantes do Núcleo Psicossocial, mostravam-se disponíveis para tirar dúvidas, levar informação sobre a iniciativa e sobre como buscar ajuda.

Servidor e servidoras durante momento de ação da campanha "Setembro Amarelo", no Fórum de Ribamar

No Fórum Desembargador Lauro de Berredo Martins, a campanha foi iniciada no dia 14 de setembro, ocasião em que o Núcleo Psicossocial disponibilizou o e-book “Reflexões sobre o valor da vida” a todos os presentes da unidade e, dessa forma, iniciou o debate sobre o tema.

Estiveram presentes, coordenando o momento, as servidoras Yêda Maranhão, Cecília Caminha, Suanne Alencar, Aline Lopes, Priscila França e Erika Simone Cantanhede, além da Juíza Diretora do Fórum,Teresa Cristina de Carvalho Pereira Mendes.

SETEMBRO AMARELO

O mês de setembro foi designado à campanha de prevenção contra o suicídio no Brasil. Intitulada ‘Setembro Amarelo”, a iniciativa entrou em vigor no ano de 2014, sob coordenação da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

A cada ano, a campanha adota um lema que orienta as ações e, no ano de 2023, o lema escolhido foi “Se precisar, peça ajuda". Além da campanha que se estende durante todo o mês, o dia 10 de setembro, especificamente, foi definido como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

 

 

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS