Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Judiciário agenda inspeção em cartórios de Tuntum e Santa Filomena

Publicado em 18 de Set de 2023, 8h57. Atualizado em 18 de Set de 2023, 8h59
Por Michael Mesquita

Baseado no Código de Normas da Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão, que versa, no artigo 17, que a inspeção ordinária será realizada no segundo semestre de cada ano, em regra até o dia 30 de setembro; o Poder Judiciário de Tuntum agendou inspeção ordinária nos cartórios de Tuntum e Santa Filomena. Conforme Portaria expedida pelo juiz Raniel Barbosa Nunes, titular da 1ª Vara, as atividades estão marcadas para o período de 25 a 29 de setembro.

Destacou o magistrado no documento: “Designar o período de 25 a 29 de setembro de 2023, com início diário às 8:00 horas, para realização de Inspeção Ordinária nas Serventias Extrajudiciais da Comarca de Tuntum, sendo a sede de Tuntum e termo de Santa Filomena do Maranhão (...) Determinar a expedição de convites ao promotor de Justiça e à Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, para acompanhamento dos serviços (...) Determinar a publicação desta Portaria no Diário da Justiça, e que se comunique a Presidência do Tribunal de Justiça do Maranhão, a Corregedoria Geral de Justiça e as Serventias Extrajudiciais de Tuntum”.

O juiz determinou, ainda, que o serventuário extrajudicial da Comarca de Tuntum apresente o cumprimento das recomendações listadas no relatório de inspeção extraordinária realizada pela Corregedoria-Geral da Justiça, durante o período de 10 a 14 de julho de 2023.

CÓDIGO

Conforme o Código de Normas da Corregedoria, a inspeção ordinária deverá ser feita no segundo semestre de cada ano, e extraordinariamente sempre que o juiz reputar conveniente, nas serventias extrajudiciais que lhe forem subordinadas, instruindo os respectivos delegatários sobre seus deveres, dispensando-lhes elogios ou instaurando os procedimentos disciplinares, conforme o caso.

O resultado da inspeção constará de relatório sucinto realizado pelo juiz cuja cópia deverá ser encaminhada ao corregedor-geral da Justiça, depois de sanadas as falhas encontradas. Na inspeção, além de outras atividades, deverá ser verificado se foram cumpridas todas as determinações feitas quando do último relatório e verificados todos os livros obrigatórios.

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS