Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Primeira Vara de Açailândia realiza dois julgamentos nesta semana

29/05/2023
Michael Mesquita

A 1ª Vara Criminal da Comarca de Açailândia realiza, nos dias 31 de maio e 1o de junho, quarta e quinta-feira, duas sessões do Tribunal do Júri que trarão como réus acusados de prática de crimes contra mulheres. As sessões serão presididas pela juíza Selecina Locatelli, titular da 2ª Vara e respondendo pela 1ª. Na primeira sessão da semana, o réu será Wiriston de Carvalho Ferreira. Ele está sendo acusado de ter matado Maria Creuza Cordeiro da Silva Teixeira, com uma facada no peito, em 14 de outubro de 2015.

Foi apurado pela polícia que, na manhã da data citada, Wilame, irmão do denunciado, teria invadido a casa de Maria Creuza, com o intuito de matar o marido dela, conhecido como ‘Pedro Curica’. Ato contínuo, os homens teriam imobilizado o companheiro de Maria, quando Wilame estava pronto para acertar Pedro, a mulher colocou-se à frente e, para defendê-lo, sacou uma faca que estava no sutiã, conseguindo atingir Wilame. Ferido, ele correu para a rua, mas foi alcançado por Maria Creuza, e iniciaram uma luta corporal, sendo interferidos por Wiriston.

Nesse instante, ao perceber que Wilame estava ferido, o denunciado entrou na casa de Maria, acompanhado de outro homem identificado como Valdeci, trancou a porta e pegou Maria pelo cabelo, dizendo que ela se ajoelhasse para morrer, para, em seguida, atingi-la na altura do peito com uma facada. Após acertar Maria Creuza, Wiriston virou-se para o companheiro dela, mas foi impedido por Valdeci, fugindo em seguida. Mesmo ferida, Maria Creuza saiu pelo quintal, indo lavar o ferimento em um córrego, mas, em seguida, faleceu, devido à gravidade do ferimento.

ENTREGOU A MULHER AOS PISTOLEIROS

No segundo júri da semana, o réu será José Antônio Costa Silva, vulgo ‘Zezé’. Ele está sendo acusado de ter contratado pistoleiros para matarem sua esposa, Célia Barbosa Costa Silva, em 16 de março de 1996. Constou na denúncia que, na data citada, ‘Zezé’ teria convidado a esposa para passear e, depois de convidá-la para irem ao motel, foram abordados por três pistoleiros previamente contratados para dar cabo à vida de Célia. Conforme apurado pela polícia, o motivo seria o fato do denunciado ter um caso com outra mulher e, para viver com a amante, planejou livrar-se da esposa. Conforme a denúncia, todo o fato foi planejado uma semana antes, no qual ‘Zezé’, contou com o apoio de Hildo Gonçalves dos Santos, que teve a missão de contatar os pistoleiros. 

Os dois, então entraram em contato com uma terceira pessoa, de nome Ismael, que cobrou 6 mil para fazer o ‘serviço’. Por vezes os homens estariam na cidade para executar o plano, mas sempre esbarravam em algum entrave, chegando à conclusão de que o próprio ‘Zezé’ poderia facilitar a missão, entregando a esposa para eles, o que acabou ocorrendo próximo à subestação da CEMAR. A vítima foi encontrada somente dias após o delito, dentro de um matagal, atingida por três disparos de escopeta. O próprio denunciado confessou todo o plano, alegando que, caso desse certo, viveria com a amante.

A sessão, presidida pela magistrada, terá a atuação da promotora de Justiça Fabiana Santalúcia Fernandes, que trabalhará na acusação dos réus. Na defesa de Wiriston de Carvalho deve atuar a advogada Isabella Miranda da Silva. No outro júri, o advogado Thales José atuará na defesa de José Antônio Costa.

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS