O Judiciário de Balsas realizou, no final da tarde da última sexta-feira (19), no auditório do Parque Agrobalsas, a união civil coletiva de 120 uniões de casais da comunidade, inscritos no Projeto “Casamentos Comunitários”.
A celebração, gratuita e individual para cada casal, foi realizada em conjunto pelo Fórum da Comarca e Cartório do 2º Ofício, com apoio da Prefeitura Municipal, FAPCEN, Cruz Vermelha Brasileira e patrocínio de 51 empresas locais que doaram brindes para os casais.
O evento reuniu casais de diversas idades e muitas noivas vestiram o tradicional vestido branco, segurando buquê de flores na entrada solene, ao lado dos companheiros – muitos com anos de união estável. Os noivos e noivas foram divididos em quatro grupos, identificados com pulseiras, para facilitar a condução da solenidade.
Prefeito de Balsas entrega Certidão de Casamento a casal idoso.
O juiz Douglas Lima da Guia (4ª Vara de Balsas), representou o corregedor-geral da Justiça no evento e presidiu a solenidade, abrindo os trabalhos e participando dos atos, com o auxílio do juiz Rafael Felipe de S. Leite (3ª Vara de Balsas), que falou em nome de todos os juízes presentes.
Atuaram na celebração os juízes: Haniel Sóstenis (1ª Vara de Balsas); Tonny C. Araújo Luz (2ª Vara de Balsas); Alexandre Sabino Meira (5ª Vara de Balsas); Carlos Jean S. Saldanha (Vara de São João dos Patos); Francisco Bezerra Simões (Vara de Riachão).
Um grupo de quinze servidores e servidoras do Fórum, coordenados pelo secretário judicial Francisco B. de Oliveira Junior (4ª Vara), trabalharam na organização do evento, recebendo, orientando e encaminhando os casais durante a solenidade.
Participaram da cerimônia a deputada estadual Viviane M. Coelho e Silva; o presidente da Câmara Municipal de Balsas., Moisés Coelho e S. Neto e o Ilkerson Maxuel F. Santos, registrador titular do Cartório do 2º Ofício de Balsas.
Durante a solenidade, foi dada a palavra à superintendente da FAPCEN em Balsas; Gisela Introvini, representante da instuição apoiadora, e ao prefeito de Balsas, Erik A. Costa e Silva, que saudaram os casais.
Após a cerimônia, recém-casados receberam 150 brindes doados por empresários da cidade e tiraram fotos junto ao bolo nupcial, com os seus familiares e convidados.
Juízes, servidores e servidoras que trabalharam no casamento comunitário.
Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br