Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Juízes do TJMA realizam visita técnica ao TJ de Rondônia

13/04/2023
Letícia Araújo

Nos dias 10 e 11 de abril, os juízes de Direito, Gladiston Cutrim, auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ/MA) e Ferdinando Serejo, coordenador do Laboratório de Inovação do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), realizaram visita técnica ao Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) para conhecer os projetos "Módulo de Gabinete" e "Laboratório de Inovação - Gênesis".

As iniciativas do Poder Judiciário de Rondônia tem por objetivo, facilitar e inovar as atividades realizadas pelo Órgão. Durante a visita, os juízes maranhenses reconheceram os avanços e elogiaram as ações desenvolvidas pelo Judiciário rodoniense. “Podemos afirmar, sem sombra de dúvidas, que o êxito de gestão obtido pelo Poder Judiciário de Rondônia com obtenção do selo diamante de qualidade na premiação do CNJ, está diretamente ligado à modernização das ferramentas de gestão de pessoas e inovações tecnológicas empregadas no controle de suas ações. O investimento na área de tecnologia da informação é o caminho mais eficiente na obtenção de resultados a curto e médio prazo”, avaliou o juiz Gladiston Cutrim.

O magistrado Ferdinando Serejo também destacou a eficiência da gestão. “Da visita a diversos setores do TJRO, resta evidente que grande parte do seu reconhecido sucesso se deve a um foco na gestão de dados e de pessoas, tendo por substrato as possibilidades emergentes da transformação digital. Esse modo de agir se materializa em secretarias unificadas englobando quase todo o Estado, dados em tempo real da produtividade de cada juiz e servidor, em decisões gerenciais baseadas nesses dados e em um cuidadoso levantamento do perfil dos servidores.”, detalhou.

MÓDULO DE GABINETE

O Módulo de Gabinete desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC), do Tribunal de Justiça de Rondônia, foi apresentado pelo analista Marco Aurélio Sihabayama, que demonstrou o funcionamento da ferramenta utilizada pelos magistrados para automatização de tarefas.

A iniciativa visa automatizar os dados das unidades judiciais de 1° Grau para fins de correição judicial e retirar o trabalho manual dos servidores. O módulo dispõe de 21 indicadores, dentre eles estão "Metas do CNJ", "Violência Doméstica", "Controle das tarefas/caixas PJe", "Audiências" e "Controle Judicial - Cartórios".

LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO

Na Corregedoria Geral de Justiça do TJRO, os magistrados maranhenses foram recebidos pelos juízes auxiliares Johnny Clemes e Inês Moreira, que apresentaram o Laboratório de Inovação Gênesis, que possui dois ramos de atividades: facilitações e eventos de inovação.

A ação possui objetivo de solucionar problemas complexos ou auxiliar na elaboração de projetos com muitas pessoas envolvidas. Nesses casos, faz-se necessário um alinhamento sobre propósito e responsabilidade, desse modo, o Gênesis contribui na condução de workshops (oficinas) com metodologias de foco em resultados.

 

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

 

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS