Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Juizado capacita servidores sobre extensão de funcionalidades do PJE

MODERNIZAÇÃO E EFICIÊNCIA NA PRESTAÇÃO DA JUSTIÇA

13/04/2023
Helena Barbosa

O 7º Juizado Cível e das Relações de Consumo (Renascença II) realizou, na quarta-feira, 12, a palestra "Extensão de funcionalidades do PJE", para o público interno da unidade judicial, com a finalidade de otimizar o uso do sistema e melhorar a prestação dos serviços prestados pela unidade.

O objetivo da palestra foi explicar sobre as novas ferramentas disponíveis para organizar a rotina de trabalho, por meio da utilização de extensão do Processo Judicial Eletrônico (PJe) e capacitar a equipe para oferecer um serviço de excelência aos cidadãos.

A palestra foi ministrada pelo servidor José de Ribamar M. M. Medeiros, assessor de administração do 1º Juizado Criminal, com o apoio das juízas Maria José França, titular do 7º JECRC e Andrea Perlmutter Lago, coordenadora dos juizados especiais.

Segundo o palestrante, algumas das principais dificuldades enfrentadas pelos usuários do sistema ocorre diante da falta de conhecimento prévio sobre a sua existência e funcionalidades, além da inabilidade em configurar e utilizar as ferramentas disponíveis. Por isso, é importante o treinamento, a fim de utilizar esse recurso de maneira eficiente e produtiva.

EXTENSÃO PJE+R

O assessor informou que a extensão “PJe+R”, desenvolvida por servidores de tribunais regionais federais, com o aval do Conselho Nacional de Justiça, é uma das mais recomendadas para uso junto ao PJE, com os navegadores Google Chrome ou Mozilla Firefox, embora tenha suporte para todos os outros.

Segundo o servidor, a extensão é capaz de auxiliar a unidade de diversas maneiras, vez que adiciona funcionalidades que não estão disponíveis no PJe nativo. Com a sua utilização, é possível criar filtros para as caixas de tarefas; adicionar atalhos para acesso rápido a determinadas páginas do sistema; vincular e desvincular etiquetas em lote, dentre outras possibilidades.

Todas essas funcionalidades permitem que o trabalho seja executado de maneira mais eficiente, otimizando o tempo e tornando o fluxo laboral mais ágil. Além disso, a extensão conta com integração ao sistema SISBAJUD - Sistema de Busca de Ativos do Poder Judiciário, de envio eletrônico de ordens de bloqueio e requisições de informações básicas às instituições financeiras,  o que possibilita a captura e exportação de dados do processo nos autos digitais.

Palestrante com equipe do 7º Juizado Cível e das Relações de Consumo.

REDUÇÃO NO PRAZO DE EXECUÇÃO DE TAREFAS BUROCRÁTICAS

Com a experiência de implementação dessa tecnologia no 1º Juizado Especial Criminal, bem como nas unidades em que foi realizado o treinamento, foi observado um impacto positivo no trabalho diário e a expectativa é que a utilização da extensão contribua para a redução do tempo gasto em tarefas burocráticas e repetitivas, possibilitando que os servidores possam se dedicar mais a atividades que requerem maior atenção e análise”, disse o palestrante.

Para a juíza titular do 7º JECRC, a palestra foi motivada pela constante busca da equipe por aprimoramento e aperfeiçoamento dos serviços oferecidos aos usuários da Justiça.

“Com a digitalização de 100% do nosso acervo de processos físicos, recebemos o selo de juízo 100% digital, sendo fundamental que nossa equipe esteja sempre atualizada e capacitada para utilizar todas as funcionalidades disponíveis da plataforma Processo Judicial Eletrônico (PJE) de forma eficiente, garantindo assim maior celeridade e efetividade na prestação jurisdicional”, ressaltou a juíza.

De acordo com a assessora de administração do juizado, Nathália do Vale Sarmento, a iniciativa proporcionou um momento de aprendizado e atualização para toda a equipe, contribuindo para aprimorar o atendimento aos cidadãos.

“O nosso objetivo foi justamente capacitar nossos servidores para utilizarem todas as ferramentas disponíveis no sistema, garantindo assim maior eficiência e efetividade na prestação dos serviços oferecidos pelo 7º Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo”, disse.

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS