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Assistente virtual agiliza serviços na 2ª Vara de Caxias

MODERNIZAÇÃO E EFICIÊNCIA

21/09/2022
Helena Barbosa

A 2ª Vara da Comarca de Caxias passou a utilizar um assistente virtual para agilizar e tornar mais eficiente a prestação dos serviços, nessa unidade judicial. O atendimento funciona de forma automatizada, por meio do whatsapp business da unidade judicial (99-3422-6774). 

Por meio dessa ferramenta, o cidadão pode fazer solicitações de informação, orientação,  agendamentos e acessar outros serviços prestados de forma virtual, no mesmo dia em que são feitas, no horário das 8h às 16h, em dias úteis, gratuitamente.

Ao final de cada atendimento, a parte é direcionada a uma pesquisa de satisfação, com  poucas perguntas e de forma breve, em que pode avaliar, elogiar, deixar críticas ou sugestões aos serviços.

NECESSIDADE DE DINAMIZAR O ATENDIMENTO

A ferramenta começou a ser aplicada à rotina da vara no mês de agosto, pelo servidor Claudionor Rodrigues de Carvalho Júnior, após perceber a necessidade de prestar um atendimento mais dinamizado aos jurisdicionados. 

Segundo o servidor, a base do sistema foi desenvolvida em uma plataforma que possibilita interfaces de conversação para aplicativos e dispositivos. Por meio dela, é possível criar chatbots, automatizar atendimentos, criação de API, dentre outras utilidades, utilizando um aplicativo específico. 

“A chave Json, criada na Plataforma, interage com o whatsapp business, criando diálogos entre a vara e os cidadãos”, explica.

SERVIÇOS OFERECIDOS

O assistente virtual, oferece vários serviços, tais como: - Requerimento de Alvarás Judiciais, Certidões e Termos;
- Telefones de contato da Unidade e de outros órgãos como a Defensoria, Ministério Público;
-  Link de acesso à sala de videoconferência;
-  Link de acesso ao balcão virtual, com opção de falar diretamente com o secretário;
- Pauta de audiências;
- Canal exclusivo para Advogados, Cartórios Extrajudiciais, Juízo Deprecante;
- Pedido de habilitação nos autos;

- Solicitação de audiência de conciliação;
 - Agendamento do gabinete virtual;
 - Agendamento para recebimento de documentos judiciais;
 - Central de ajuda para uso do sistema de videoconferência do TJMA
- Informações e orientações processuais.

MENSURAÇÃO DA DEMANDA 

Os dados demanda são compilados em gráficos, podendo facilmente serem analisados, de forma estatística, quantos advogados solicitaram atendimento em uma data específica, ou identificar qual o serviço mais procurado em determinado período.

Com a mensuração, é possível traçar uma estratégia no atendimento nos momentos de maior pico do uso da plataforma, garantindo celeridade do diálogo mesmo em períodos de maior movimento.

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

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