Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Curso prepara servidores de Ribamar para primeiros socorros e combate a incêndio

BRIGADA VOLUNTÁRIA

Publicado em 27 de Nov de 2023, 10h00. Atualizado em 27 de Nov de 2023, 9h21
Por ASSCOM CGJMA

Servidores do Judiciário de São José de Ribamar participaram de um curso de formação teórica e prática de primeiros socorros, prevenção e combate a incêndio, na última quarta-feira, 24, no Fórum. Ao final, os participantes receberam um broche e certificação como “Brigadista de incêndio Voluntário”.

O "Curso de Brigada Voluntária" teve como objetivo capacitar servidores efetivos, comissionados e terceirizados, em medidas iniciais de primeiros socorros e combate a incêndio.

A abertura das aulas foi feita pelo diretor do Fórum, juiz Júlio César Praseres, que falou da importância de investir no treinamento e capacitação de equipes de combate a incêndio para garantir a segurança de pessoas e patrimônios. “Ao realizar esses treinamentos, as equipes estarão preparadas para enfrentar situações de incêndio de forma eficiente e segura”, disse o diretor do Fórum.

O encerramento do curso foi feito pelo coronel Alexandre Magno, diretor de Segurança Institucional, representando o desembargador Sebastião Bonfim, presidente da Comissão Permanente de Segurança Institucional do Tribunal de Justiça.

PRIMEIROS SOCORROS E COMBATE A INCÊNDIO

As aulas foram ministradas pelos militares do Corpo de Bombeiros Militar: tenentes Helton Loyola e Sarges Castro, e sargento Elismar Sousa, com a colaboração dos sargentos Jardel Aires e Leônidas Martins.

No módulo de Primeiros Socorros, os servidores aprenderam técnicas de primeiros socorros com classificação de riscos, sinais vitais e procedimentos a serem adotados diante de engasgos, reanimação cardiopulmonar, sangramentos, queimaduras e o que fazer em um cenário de primeiros socorros.

Já no módulo de Combate a Incêndio, foram passadas instruções quanto aos tipos de incêndios, prevenção a riscos com acidentes domésticos, identificação dos dispositivos de Segurança contra incêndio e medidas iniciais em caso de princípio de fogo.

SAÍDA DE EMERGÊNCIA

Na parte prática, os servidores participaram de exercício simulado, com saída do ambiente de serviço até a parte externa do fórum. Nessa área, os alunos tiveram contato direto com um incêndio controlado e aprenderam a manusear os tipos de extintores para controlar o fogo, inclusive em botijão de gás.

No final do curso, os servidores participaram de um simulado de emergência, em que tiveram que abandonar o prédio, colocando em prática todo conhecimento adquirido durante o curso, para promover o abandono seguro do prédio com movimentação e transporte de vítimas.

O 1º tenente BM Helton Loyola, destacou que a formação como ação estratégica da Diretoria de Segurança Institucional e Gabinete Militar do Tribunal de Justiça, intermediada pela Supervisão de Prevenção e Combate a Incêndio e cumpre metas do Plano de Logística Sustentável.

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS