Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Sejud Cível implementa módulo de desenvolvimento profissional dos servidores e servidoras

SECRETARIA DIGITAL

09/06/2022
Valquíria Santana

A Secretaria Judicial Única Digital das Varas Cíveis (Sejud Cível) do Termo Judiciário da Comarca de São Luís já iniciou o Módulo de Desenvolvimento Profissional dos servidores da unidade, resultado das reuniões de alinhamento estratégico do ano de 2022. A Secretaria trabalha unicamente com processos judiciais eletrônicos (PJE), dando cumprimento às ordens e demais expedientes dos juízos das 16 unidades cíveis da capital.

A medida conta com o apoio da presidência do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) e da Corregedoria Geral de Justiça (CGJ), e, segundo o juiz coordenador da Sejud, José Nilo Ribeiro Filho, “essa iniciativa é uma forma de valorização dessa equipe de trabalho que tem gerado um impacto tão positivo no Judiciário maranhense”. A Secretaria Digital conta atualmente com 62 servidores e funciona no 5º andar do Fórum Des. Sarney Costa (Calhau).

O secretário especial da Sejud Cível, Toni Ramos, explica que o Módulo de Desenvolvimento Profissional busca dar um suporte aos servidores e servidoras, oferecendo treinamentos voltados para melhorar o trabalho de cada um. “Também mostrar a valorização dos servidores, que sem os quais a Secretaria não conseguiria desenvolver sua atividade-fim que é cumprir as determinações dos 16 juízos cíveis de forma célere e com excelência”, acrescentando: “esse primeiro encontro é apenas o início de um conjunto de ações que visa, além da qualificação profissional, a humanizar as relações interpessoais que ficaram tão comprometidas durante o período de pandemia”.

A agenda de cursos, palestras e workshops inclui capacitação em Processo Civil, gestão de tempo, qualidade de vida e saúde, comunicação assertiva e relacionamento interpessoal, motivação, segurança na internet, dentre outros.

Toni Ramos disse que essa iniciativa procura motivar os servidores, oferecer ferramentas de trabalho e capacitação técnica, para que a Secretaria possa cada vez mais melhorar a prestação jurisdicional. A primeira roda de conversa do Módulo de Desenvolvimento profissional ocorreu na Escola da Magistratura do Maranhão (ESMAM), nas duas últimas semanas de maio e 1º de junho, com o tema “Desenvolvimento de competências socioemocionais e o desafio para os servidores da Justiça Maranhense”, conduzida pelo psicólogo do TJMA, Eliandro Rômulo Cruz Araújo.

“Eu adorei a oportunidade, pois pude conhecer melhor os colegas de trabalho, em um ambiente diferente e leve. Também refletimos sobre a nossa importância perante a Sejud Cível e a sociedade”, afirmou a servidora Silza Santos.

 

Núcleo de Comunicação do Fórum de São Luís

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS