Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Sejud Cível promove curso para desenvolvimento profissional de servidores e servidoras

CAPACITAÇÃO

05/05/2023
Priscilla Costa

A Secretaria Judicial Única Digital das Varas Cíveis (Sejud Cível) do Termo Judiciário da Comarca de São Luís iniciou ontem (04), no Fórum Des. Sarney Costa (Calhau), a segunda etapa do curso “Atendimento de Alta Performance”. A atividade, voltada para os servidores e servidoras da unidade, integra o cronograma de capacitações da Secretaria e tem a duração de dois dias. A unidade trabalha unicamente com processos judiciais eletrônicos (PJE), dando cumprimento às ordens e demais expedientes dos juízos das 16 Varas Cíveis da capital.

Ontem (04) pela manhã, o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Paulo Velten, esteve na sala onde acontece o curso ministrado pela docente Luciêde Brito Pinheiro, Especialista em Gestão de Pessoas e em Docência, graduada em Educação Artística e Analista de Perfil Comportamental. A capacitação, promovida pela Escola Superior da Magistratura do Estado do Maranhão (ESMAM), tem como objetivo oferecer aos servidores e servidoras da Sejud Cível entendimento sobre qualidade do atendimento, de reconhecer a importância do usuário e usuária dos serviços judiciais e estudar as condutas e atitudes que favoreçam o atendimento com qualidade.

Para o juiz coordenador da unidade, José Nilo Ribeiro Filho, a instalação da Sejud Cível consistiu numa mudança de paradigma em relação ao cumprimento dos atos judiciais e que tem como objetivo o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional com a especialização das ações e padronização das rotinas de trabalho. O magistrado acrescenta que é necessário oferecer aos servidores a oportunidade para obtenção de novos conhecimentos, não apenas na sua área de atuação, mas também sob o aspecto do desenvolvimento pessoal e a iniciativa evidencia, concretamente, a preocupação do Tribunal com a valorização do servidor.

Segundo o secretário especial da Sejud Cível, Toni Ramos, o plano do curso é voltado para os três aspectos do atendimento: presencial, telefone, e-mail e balcão virtual. Ele acrescenta que é “necessário dar um bom atendimento e bom acolhimento ao jurisdicionado para que não se sinta sozinho na resolução da lide. Entendemos que o atendimento é a melhor forma de acolher, para que eles se sintam bem e saibam que há pessoas aqui todo o dia para dar uma boa resposta a eles”, pontuou o secretário.

A capacitação “Atendimento de Alta Performance” ainda terá mais outra etapa, que será realizada nos dias 11 e 12 de maio, na ESMAM (Calhau), com o último grupo de servidores e servidoras da Sejud Cível. O curso foi dividido em três turmas, sendo a primeira etapa realizada nos dias 27 e 28 de abril. A Secretaria Digital conta atualmente com 65 servidores e servidoras e funciona no 5º andar do Fórum de São Luís.

Em 2022, a Sejud Cível realizou outras capacitações integrantes do Módulo de Desenvolvimento Profissional dos servidores da unidade, e ofereceu treinamentos, cursos, palestras e workshops. Em julho do ano passado, os servidores e servidoras participaram do curso sobre o Código de Processo Civil - “CPC na prática”, que abordou as ações de execução, procedimento comum e cumprimento de sentença.

 

Núcleo de Comunicação do Fórum de São Luís

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS