Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

De "bike ao trabalho" no Dia Mundial sem Carro incentiva servidoras e servidores

FÓRUM DE SÃO LUÍS

22/09/2021
Valquíria Santana

Mais de 15 servidores e servidoras do Fórum Des. Sarney Costa (Calhau) foram ao trabalho nesta quarta-feira (22), Dia Mundial sem Carro, pedalando, para mostrar que é possível ir ao trabalho usando a bicicleta como meio de transporte. A saída de casa rumo ao fórum, para quem mora mais distante, começou às 6h30 e ao longo do percurso os demais ciclistas foram se integrando ao grupo, chegando todos juntos ao órgão, por volta das 7h30. Alguns chegaram a percorrer de 36km a 40 km (ida e volta).

No Dia Mundial sem Carro, logo cedo o grupo realizou atividade de sensibilização, no estacionamento interno do Fórum de São Luís, com a distribuição de material educativo e dicas para o pedal seguro. Os ciclistas servidores e servidoras abordaram os colegas que chegavam ao trabalho, entre 7h30 e 8h30. A juíza Laysa de Jesus Paz Martins Mendes, que está respondendo pela diretoria do fórum, também participou da ação.

O juiz auxiliar Francisco Ferreira de Lima, que pedala desde quando era magistrado em comarca do interior do estado e manteve essa prática ao ser promovido para a capital, costuma se deslocar ao trabalho, no Fórum do Calhau, usando a bicicleta como meio de transporte. Ele disse que gosta de andar de bike e que é uma alternativa ao trânsito caótico da cidade, além do benefício que essa atividade física traz à saúde.


O juiz auxiliar Francisco Ferreira de Lima usa rotineiramente a bicicleta como meio de transporte

A servidora Ana Maria Ferreira pedala há nove anos e, desde a retomada do trabalho presencial no Judiciário maranhense, em agosto de 2021, passou a se deslocar de casa ao trabalho pedalando. Ela percorre 2km em 20 minutos até chegar ao fórum. “Resolvi usar a bike porque traz benefícios à saúde; menos carros nas ruas e com isso menor poluição sonora e do ar; e também pela economia financeira com transporte”, contou.

Já o supervisor da Segurança Institucional do Fórum, capitão Rodrigo Serra, percorre cerca de 7km e geralmente gasta 20 minutos. Há um ano, vendeu o carro e comprou uma bicicleta para se deslocar ao serviço e usa também como meio de transporte para diversas atividades de rotina. “Você se predispõe a acordar mais cedo, faz sua atividade física logo pela manhã, chega disposto e bem humorado ao serviço, troca um veículo poluente como o carro por outro sustentável que a bicicleta, além da economia nesses tempos de alta dos preços dos combustíveis”, afirmou.


Ciclista Ana Maria aborda servidora na chegada ao Fórum

Para dar melhor estrutura aos servidores e servidoras que optam pela bicicleta para o deslocamento, a diretoria do Fórum do Calhau já instalou um bicicletário no estacionamento interno e está realizando melhorias nos vestiários. O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio do Núcleo Socioambiental, está desenvolvendo um projeto que vai criar infraestrutura para oferecer mais conforto e comodidade aos que pedalam ao trabalho no fórum, incluindo um amplo bicicletário.

As atividades desta quarta-feira (22) contou com o suporte do “Pedal das Minas”, grupo de mulheres que se apoiam para pedalar em São Luís; e do “Bikeanjo São Luís”, rede nacional de pessoas que acreditam na bicicleta como ferramenta para transformação das cidades. A articuladora local dos dois grupos, Jaana Pinheiro, explica que o Dia Mundial sem Carro tem como objetivo estimular as pessoas que utilizam o carro como meio de transporte busquem meios mais sustentáveis para se deslocar nesse dia.



Servidores ciclistas chegando ao fórum no Dia Mundial Sem Carro

Núcleo de Comunicação do Fórum Des. Sarney Costa

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS