Juízes maranhenses que se destacaram em suas atividades jurisdicionais durante o ano de 2020, foram agraciados, na noite de sexta-feira (11), com a Medalha Desembargadora Madalena Serejo 2020. A honraria é concedida anualmente pela Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA), em noite solene de premiação realizada pela entidade.
A premiação é dividida em várias categorias. Na categoria Boas Práticas, foram reconhecidas práticas inovadoras, criadas e executadas por magistrados, e que tiveram resultados comprovados na produtividade e na melhoria dos serviços entregues ao cidadão.
Nessa categoria, a juíza Michelle Amorim Sancho ficou em 1º lugar com a prática “DPVAT e Teleperícias: solucionando adequadamente o litígio”. Na mesma categoria, os juízes Douglas da Guia, com o trabalho ‘Justiça Itinerante 2020’, e David Mourão Guimarães Meneses, autor da prática ‘Humanizar para Ressocializar’, receberam Menção Honrosa.
Os trabalhos foram avaliados pela Comissão Julgadora, composta pelo desembargador Kleber Costa Carvalho, a juíza Elaile Silva Carvalho e o juiz José Augusto Sá Costa Leite.
Na categoria Presteza Jurisdicional, que levou em consideração os índices de produtividade apurados pelo Tribunal de Justiça para aferição da Gratificação de Produtividade. Nesta categoria, foram premiados os magistrados cujas unidades alcançaram melhores resultados em cada eixo de metas.
Levaram a premiação, nesta categoria, os magistrados Douglas Lima da Guia (Vara Única de Cururupu), Denise Pedrosa Torres (4ª Vara de Santa Inês), Lúcia Helena Heluy (2ª Vara de Violência Doméstica de São Luís), Sebastião Bonfim (12ª Vara Cível de São Luís), Pedro Holanda Pascoal (Juizado de Balsas), Dayna Leão Tajra (2º Juizado Cível de Imperatriz), Márcia Coelho Chaves (3º Juizado Criminal de São Luís) e a desembargadora Cleonice Freire.
A AMMA também homenageou, com o certificado de Honra ao Mérito, os magistrados membros da Comissão Eleitoral que conduziram as Eleições da entidade em 2020. Receberam o reconhecimento as juízas Maria José França, Nivana Guimarães e o desembargador Raimundo Barros. O diretor do TJMA, Mário Lobão, também teve seu trabalho em prol do Judiciário reconhecido.
AMMA 50 ANOS
A AMMA também reservou parte da programação para comemorar as cinco décadas da entidade classista, fundada em 2 de janeiro de 1971. Durante a solenidade, o presidente da Associação, Angelo Santos, assinou a ata de lançamento do Selo AMMA 50 Anos, seguido de entrega de placa aos ex-presidentes.
A juíza Sonia Amaral, que exerceu a presidência da AMMA por dois anos, fez um breve resgate da trajetória histórica da AMMA, destacando a importância do trabalho dos ex-presidentes, as lutas e conquistas de cada momento. “Essa casa não tem fim. A sua construção é contínua, constante e exige a colaboração de todos nós”, afirmou.
Em seu discurso de agradecimento, o juiz Ronaldo Maciel, que também presidiu a entidade, falou do respeito conquistado pela AMMA na sociedade, fruto do trabalho de todos os presidentes que conduziram a entidade. Ele ressaltou os desafios que o presidente eleito Holídice Barros enfrentará a partir de janeiro de 2021 e pediu a união de todos os associados para continuidade dessa caminhada.
Também homenageado, o ex-presidente Gervásio Santos destacou que cada presidente dá a sua contribuição e passa, mas a AMMA é perene. “Todos nós passamos, todos passaremos, mas a AMMA fica. O importante é termos uma instituição que possa cumprir o seu papel de auxiliar o Poder Judiciário, defender as prerrogativas da Magistratura e, sobretudo, defender o Estado democrático de direito”, enfatizou.
Encerrando sua gestão, o presidente Angelo Santos ressaltou as conquistas obtidas nos últimos anos, mesmo em meio a inúmeras dificuldades. “A construção da nossa entidade, nesses 50 anos, passou pela dedicação desses homens e mulheres que estiveram à frente da AMMA e nós temos que sempre exaltar isso. Cada um contribuiu ao seu modo e forma, obtendo as conquistas possíveis”, disse.
Ao final da solenidade, os convidados conheceram no novo Espaço AMMA 50 Anos, uma sala disponível a todos os associados, ambientada na temática da história da Associação.
Com informações da AMMA.