Os juízes auxiliares da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ/MA), que vão atuar até abril de 2022, foram empossados pelo Tribunal de Justiça do Maranhão na última sexta-feira, 24. Os juízes Maria Francisca Gualberto de Galiza, Gladiston Luís Nascimento Cutrim, Antonio José Vieira Filho, Sara Fernanda Gama, Sônia Amaral Maria Fernandes Ribeiro (Planejamento Estratégico) e Nelson Ferreira Martins Filho (Coordenador dos Juizados Especiais), foram empossados pelo presidente do TJMA, desembargador Lourival Serejo.
Os juízes auxiliares da Corregedoria atuam na área jurídico-administrativa do Órgão, auxiliando o corregedor em correições e inspeções; elaboram propostas, sugestões e projetos que dinamizem e aprimorem o trabalho e aumentem a produtividade da Justiça de 1º Grau; apresentam planos de atividades e estratégico ao corregedor, entre outras atribuições.
Em razão do distanciamento social recomendado pelas autoridades de saúde, ocasionado pela pandemia Covid-19, não houve cerimônia presencial de posse dos juízes que integram a equipe do novo corregedor-geral da Justiça, desembargador Paulo Sérgio Velten Pereira.
Durante pronunciamento realizado na última sexta-feira, 24, e transmitido em redes sociais pela internet, o corregedor-geral falou sobre a composição da equipe de trabalho e escolha de juízes auxiliares, assessores, e abordou algumas prioridades de sua gestão. O desembargador anunciou que implementará um “Programa de Integridade”, já adotado amplamente na iniciativa privada, em conjunto com o que se chama, atualmente, de microssistema de combate à corrupção. “Nós, como Corregedoria Geral da Justiça, não podemos permanecer alheios a essa nova realidade, de governança corporativa, de integridade”, advertiu.
Como exemplo dessa postura de promover a integridade, o corregedor informou que a equipe da Corregedoria foi montada, “maciçamente” por servidores pertencentes ao quadro do Poder Judiciário, levando-se em conta os critérios de mérito e da capacidade técnica.
JUÍZES CORREGEDORES – O juiz Gladiston Cutrim passou pelas comarcas de Maracaçumé, Arari e Imperatriz (Vara Especial de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e 2º Juizado Especial Cível). Foi Coordenador de Planejamento Estratégico da CGJ no Biênio 2016/2017, quando trabalhou na criação do sistema Termojuris. Foi juiz auxiliar da Corregedoria em 2018. O magistrado é juiz auxiliar de entrância final em julho de 2017.
A magistrada Maria Francisca Gualberto de Galiza já atuou nas comarcas de Urbano Santos, Carolina e Coroatá. Chegou à comarca de São Luís em 2000, atuando na 3ª Vara da Família, 2º Juizado Especial Criminal e 4ª Vara da Família. Atuou como juíza auxiliar da Presidência do TJMA e juíza auxiliar da CGJ ao longo de diversas gestões. A magistrada é titular da 4ª Vara de Família da Capital.
Sara Fernanda Gama iniciou a carreira na Magistratura em 1998 como juíza titular da Comarca de Turiaçu. Atuou nas comarcas de Santa Helena, Penalva, Bacuri e Viana. Foi titular da Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Imperatriz (2007 a 2013). Na Entrância Final desde 2013, a juíza coordenou o Centro de Apoio às Vítimas (CEAV) do TJMA e a coordenadoria pedagógica da ESMAM. Foi juíza auxiliar da CGJ no Biênio 2016/2017, e atualmente é titular da 1ª Vara de Paço do Lumiar, termo judiciário da Comarca da Ilha.
O juiz Antônio José Vieira Filho ingressou na Magistratura em 1990, e atuou nas comarcas de Barra do Corda e Itapecuru-Mirim. Na Entrância Final desde 1995, passou pela 3ª Vara da Fazenda Pública de São Luís e 2ª Vara de Entorpecentes de São Luís. Atualmente é titular da 6ª Vara de Família da Capital.
A juíza Sônia Maria Amaral Fernandes Ribeiro, que vai coordenar o Planejamento Estratégico da CGJ, tem vasta experiência no tema, tendo atuado como juíza auxiliar da Assessoria de Gestão Estratégica e Modernização do Tribunal de Justiça por diversas gestões. Ela também foi juíza auxiliar da Presidência do TJ e auxiliar da CGJ em diversas ocasiões. Na Magistratura desde 1990, foi juíza Coordenadora dos Juizados, autou na 2ª Vara do Tribunal do Júri de São Luís, 1ª Vara Criminal de São Luís, 7º Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo da Capital. Atualmente é titular da 10ª Vara Cível de São Luís.
O juiz Nelson Ferreira Martins Filho ingressou na Magistratura em 1993, atualmente é titular do 14º Juizado Especial Cível da Capital, passa a ser o Coordenador dos Juizados Especiais do Estado do Maranhão. Ele foi juiz auxiliar da CGJ no Biênio 2011/2013. O magistrado já atuou nas comarcas de Bom Jardim, Tuntum, Brejo e Codó. Também passou pelo 9º Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo da Capital.
Márcio Rodrigo
Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça (CGJ/MA)
asscom_cgj@tjma.jus.br
www.facebook.com/cgjma