Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

TERMOJURIS | Magistrados e servidores do Fórum de São Luís participam de treinamento sobre sistema de acompanhamento da produtividade judicial

As inscrições para o treinamento da próxima sexta-feira (8) estão abertas pelo email planejamento_cgj@tjma.jus.br

Publicado em 4 de Nov de 2019, 9h40. Atualizado em 4 de Nov de 2019, 15h06

Cerca de 30 servidores e magistrados do Fórum Des. Sarney Costa participaram na última sexta-feira (1°), um treinamento interno a respeito das funcionalidades do sistema Termojuris, promovido pela Corregedoria Geral da Justiça, por meio da Coordenadoria de Planejamento e Aprimoramento da Justiça de 1º Grau. O objetivo da capacitação é possibilitar maior autonomia às unidades judiciais, com um melhor aproveitamento da ferramenta, que disponibiliza dados de produtividade de todas as unidades judiciais do 1º Grau do estado, detalhando número de sentenças, despachos, taxas de congestionamento e permitindo a exportação de dados.

Segundo a juíza auxiliar da Corregedoria Kariny Reis (Planejamento), a capacitação tem o objetivo de ampliar o uso dessa importante ferramenta de gestão da unidade, estimulando a utilização pelas unidades judiciais. O próximo treinamentos está agendado para 8 de novembro, no Fórum Des. Sarney Costa (Calhau). As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas pelo email planejamento_cgj@tjma.jus.br.

Para a capacitação, o corregedor-geral da Justiça, desembargador Marcelo Carvalho Silva, designou a equipe formada pela juíza Kariny Reis e pelos servidores Danielle Mendes Mesquita Melo (Assessoria de Informática), Eduardo Henrique Ferro Freire (Supervisor de Planejamento), Hayla Vanessa Araujo Castelo Branco (Coordenadoria de Planejamento) e Maycon Wendel Correa Silva (Divisão de Estatística).

Segundo a juíza Kariny Reis, o treinamento aborda as funcionalidades do sistema, com tópicos sobre exportação de planilhas, análise da evolução da unidade judicial e dos dados mais relevantes; acompanhamento das Metas Nacionais; glossário; utilização de filtros por sistema, por status, por ordem cronológica, por classe do CNJ; além de exemplos de ações que ajudaram a reduzir as taxas de congestionamento e a aumentar o índice de cumprimento das metas do CNJ. “A ferramenta pode contribuir muito com o acompanhamento e melhoria do funcionamento das unidades judiciais, e a participação dos servidores e magistrados nessas capacitações é muito positiva”, avalia.

TERMOJURIS - A versão 2.0 do sistema Termojúris permite a visualização e acompanhamento online de informações sob o aspecto quantitativo de todo o acervo processual das comarcas do Maranhão. A ferramenta de pesquisa permite a busca de dados captados dos sistemas de gerenciamento processual do Poder Judiciário – VEP, Projudi, Themis e PJe. O sistema foi criado durante a gestão da desembargadora Anildes Cruz à frente da Corregedoria, trabalho continuado na atual gestão.

As informações do Termojuris estão disponíveis também ao público em geral, atualizadas mensalmente, através de link disponível na página principal da Corregedoria (www.tjma.jus.br/cgj), com dados individualizados sobre a produtividade mensal de juízes titulares e auxiliares, com informações do acervo de processos, número de despachos, decisões, sentenças, entre outros. Até o quinto útil do mês subsequente, a Corregedoria também encaminha para publicação no Diário de Justiça Eletrônico (DJE), relatório contendo os dados de produtividade mensal de todas as unidades jurisdicionais do Estado.

 

Assessoria de Comunicação da Corregedoria Geral da Justiça

asscom_cgj@tjma.jus.br

(98) 3198-4624

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS