Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

PEDREIRAS | “Mulher é Pra Ser Respeitada” combate a Violência Doméstica com mobilização social, informação, cidadania e cultura

Publicado em 12 de Ago de 2019, 10h19. Atualizado em 12 de Ago de 2019, 10h27

Serviços de cidadania e saúde, oficinas de artesanato, palestras, minicursos, debates, programação cultural, dentre outros, foram oferecidos à população residente na Comarca de Pedreiras durante a 4ª edição da ação “Mulher é Pra Ser Respeitada”, nos dias 8 e 9 de agosto, promovida pela 3ª Vara de Pedreiras, sob a coordenação da juíza de Direito titular da unidade judicial, Larissa Tupinambá. O evento alcançou a marca de 3.823 atendimentos realizados e 330 participantes nos minicursos oferecidos.

A ação foi aberta na manhã do dia 8 (quinta-feira) com uma carreata pelas ruas das cidades de Pedreiras e Trizidela do Vale, com a participação e engajamento de centenas de voluntários dos órgãos parceiros e pessoas da comunidade. Pelas ruas, a população foi chamada a se indignar contra toda e qualquer forma de agressão e abuso à mulher.

Segundo a magistrada Larissa Tupinambá, o projeto busca contribuir para o fortalecimento do empoderamento feminino, da garantia e preservação dos direitos da mulher, e do combate à Violência Doméstica a partir de denúncias contra todas as formas de abuso e agressão. “Além disso, buscamos oferecer uma gama de serviços e informações às mulheres que participam da ação”, explica.

Nove minicursos receberam a participação de 130 ouvintes, e movimentaram a ação com temas sobre “A Mulher Negra na Sociedade”; “A Objetivação da Mulher e a Naturalização do Machismo”; “Combate Eficiente e Articulado da Violência de Gênero”; “A Construção Social da Mulher: Um Estudo da evolução dos direitos da mulher sob a ótica da Lei Maria da Penha”; e outros. Professoras, assistentes sociais e psicólogas colaboraram com o desenvolvimento dessas atividades.

Outras 200 mulheres participaram de oficinas de tapeçaria, tiara, laços, salgados e pizzas, reciclagem e outros. Na Tenda Beleza, os voluntários realizaram 482 atendimentos de corte de cabelo, escova, prancha, design de sobrancelhas e limpeza de pele.

RODA DE CONVERSA – A juíza Larissa Tupinambá coordenou uma roda de conversa com a participação 100 mulheres da comunidade, para apresentação dos órgãos que integram a Rede de Proteção da Mulher em Pedreiras e em Trizidela do Vale. Representantes do Ministério Público, Defensoria Pública, Delegacia de Polícia Civil, Secretaria da Mulher de Pedreiras, CREAS, CRAS, participaram desse momento, e falaram, cada um, das suas respectivas atuações dentro do combate à Violência Doméstica e acolhimento da mulher em situação de violência.

A promotora de Justiça titular da 1ª Promotoria de Pedreiras, Marina de Oliveira, expôs situações reais de violência vividas por mulheres, uma ocorrida no Paraná com repercussão nacional; e outra, vivenciada pela sociedade pedreirense, levando as participantes a uma reflexão sobre como percebemos, julgamos e acolhemos o outro.

SAÚDE DA MULHER - Na Carreta da Mulher e em salas de atendimento de um posto de saúde foram realizadas 697 consultas médicas; 233 procedimentos odontológicos com a entrega de kit´s de higiene bucal para os pacientes; 98 preventivos; 432 testes rápidos de sífilis/HIV/hepatite; 125 exames de ultrassom, e 20 de endoscopia. Além disso, foram entregues remédios da farmácia básica para 131 pacientes e imunizadas cerca de 30 pessoas.

O Aulão de Zumba encerrou, nos dois dias, as atividades de saúde da mulher. Cerca de 50 mulheres integraram as aulas que tiveram duração de uma hora.

Para Ana Cláudia Parga, doméstica e moradora de Pedreiras, a ação já é esperada por toda a comunidade. Ela ressalta que, além de levar conhecimento e coragem para as mulheres denunciarem os abusos que possam sofrer, o projeto serve para cuidar da beleza e da saúde. “É muito bom, são momentos de muita informação e cuidado”, relata.

CIDADANIA - No Espaço Cidadania, a ação promoveu a expedição de 146 carteiras de identidade em 2ª Via. Quatro RG´s foram atualizados para inserção do CPF nos documentos. Os atendimentos foram realizados com a parceria do Viva Cidadão e do Cartório de 2º Ofício Extrajudicial de Pedreiras.

A Ordem dos Advogados do Brasil – OAB Seccional Pedreiras atendeu, gratuitamente, dezenas de pessoas por meio de advogados voluntários, com orientações e produção de petições.

CULTURA e ARTE – Apresentações culturais foram destaque nos dias da ação. Quadrilhas, grupos teatrais das escolas municipais e estaduais; dança portuguesa; e bandas abordaram o tema Violência Doméstica em suas apresentações.

Um desfile encerrou a programação do primeiro dia (8). Mulheres que receberam atendimento de beleza e fortalecimento da autoestima desfilaram no final do dia, em uma passarela montada especialmente para o momento. A juíza Larissa Tupinambá, que também desfilou, ressaltou que o ato significou dignidade, empoderamento, autoestima, liberdade e acolhimento. “O cuidado com a beleza também é ressaltada na ação, pois realça a autoestima e o sentimento de pertencimento e cuidado consigo mesma”, pontuou.

Um espaço lúdico recebeu as crianças que estavam acompanhadas das mães. Diversão, pipoca, lanche e brinquedos foram distribuídos para a garotada.

PARTICIPAÇÃO – A 4ª ação “Mulher é Pra Ser Respeitada” foi aberta oficialmente com a presença de diversas autoridades. Participaram da solenidade o desembargador Marcelino Chaves Everton, representando o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão – TJMA, desembargador José Joaquim; os juízes Marco Adriano Fonsêca, diretor do Fórum de Pedreiras; Ana Gabriela Costa Ewerton (2ª Vara de Pedreiras); Gisa Fernanda Benício (4ª Vara de Pedreiras); Artur Gustavo Azevedo do Nascimento (Juizado de Pedreiras); e Jorge Antonio Sales Leite, da Vara da Família de Bacabal; o prefeito de Pedreiras, Antonio França; o presidente da Câmara Municipal de Pedreiras, Bruno Curvina; a secretária estadual adjunta da Mulher, Nayra Monteiro; a assessora especial do Governo do Estado, Laurinda Pinto; o deputado estadual Vinicius Louro; a coronel Augusta Andrade, comandante da Patrulha Maria da Penha; a delegada titular do Departamento de Feminicídio, Viviane Fontenelle; o comandante da PM em Pedreiras, Major Ricardo; a vereadora Ceiça Feitosa, procuradora da Mulher da Câmara Municipal de Pedreiras; os prefeitos de Trizidela do Vale, Fred Maia; e Lima Campos, Jailson Alves.

Também estiveram presentes, a deputada estadual Helena Duailibe, procuradora da Mulher da Assembleia Legislativa do Maranhão; e representantes dos parceiros Grupo Mateus e Eneva Energia.

O evento também teve apoio dos servidores do Judiciário; TJMA, da CGJ/MA; da Coordenadoria Estadual da Mulher – CEMULHER; e dos prefeitos e secretários municipais de Pedreiras, Trizidela do Vale e Lima Campos.

 

Márcio Rodrigo

Assessoria de Comunicação

Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão

asscom_cgj@tjma.jus.br

www.facebook.com/cgjma

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS