O Poder Judiciário da Comarca de São Domingos do Maranhão divulgou os resultados de duas sessões do Tribunal do Júri realizadas pela unidade judicial. Os julgamentos, presididos pelo juiz Caio Davi Veras, foram realizados nos dias 22 e 23 de outubro, no salão do júri do fórum da comarca. Na primeira sessão, o réu foi Cícero Martins de Sousa, julgado sob acusação de ter matado Lourenço Gomes dos Passos, em 14 de agosto de 2023, nas proximidades da Vila do Lindor, localidade da zona rural de São Domingos do Maranhão. Cícero foi considerado culpado pelo Conselho de Sentença e recebeu a pena de 19 anos e seis meses de prisão.
Foi apurado que a vítima e o denunciado são primos. Um dia antes do crime, Cícero teria ido até a casa de Lourenço Gomes dos Passos, conhecido por “Dão”, devolver uns tambores que pegou emprestado, oportunidade em que Lourenço disse que ia caçar em umas terras vizinhas à propriedade de Cícero. Momentos depois, a vítima saiu para caçada e, logo em seguida, o denunciado tomou o mesmo rumo. Ao chegar na mata, a vítima escutou o denunciado ali perto fazendo barulhos, como se estivesse chamando gados e batendo em sua cachorra, como forma de espantar a caça de Lourenço.
Incomodado com o barulho, a vítima voltou para casa, local onde passou a dizer que o Cícero era um covarde e não lhe considerava, pois tinha atrapalhado sua caça, fazendo barulho durante todo o tempo. Na manhã do dia seguinte, o denunciado soube por terceiros que Lourenço o havia xingado. Já pela tarde do mesmo dia, Lourenço foi vítima de emboscada, sendo alvejado por um tiro que teria sido disparado por Cícero, morrendo ainda no local. A polícia militar foi acionada e, no local, a equipe de investigação apurou que a vítima Lourenço Gomes dos Passos foi emboscada, não tendo chance de reação.
DESCLASSIFICAÇÃO
Na segunda sessão, o Conselho de Sentença decidiu pela desclassificação do crime de tentativa de homicídio para lesão corporal. O réu foi Francisco Rogério Nascimento Lima, acusado de ter atingido a mulher P. A. A. com alguns golpes de faca. Segundo consta no inquérito policial, o crime ocorreu em 18 de março de 2023, quando a vítima estava no estabelecimento comercial “Tabacaria”, situada às margens da Lagoa Zé Feio, em São Domingos do Maranhão, na companhia de um amigo, quando o denunciado teria chegando e feito algumas provocações.
Na sequência, a vítima jogou um copo de cerveja nos pés de Francisco. Pela situação, ele teria sacado uma faca e atingindo a mulher, parando somente quando a faca quebrou. Após a prática criminosa, Francisco Rogério teria fugido em uma motocicleta. Com a desclassificação do crime, o julgamento passou para o juiz. Francisco Rogério recebeu a pena de um ano de reclusão.
Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br