A Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão (CGJ-MA) torna público o Edital do 1º concurso Sentença Extraordinária, instituído pela Portaria-CGJ nº 2525. O certame tem como objetivo reconhecer sentenças de mérito que se destaquem pela qualidade técnica, clareza, coerência e relevância social. As inscrições deverão ser realizadas de 22/09/2025 até às 23h59 do dia 03/10/2025 por meio do formulário disponibilizado no Portal do Judiciário.
Segundo o corregedor-geral da Justiça, desembargador José Luiz Almeida, o concurso é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelas unidades judiciais, que têm alcançado avanços significativos na produtividade com o apoio de magistrados e servidores. “E como cobramos muito por produtividade, está na hora de reconhecer também a qualidade das melhores sentenças”, afirmou.
A iniciativa tem como objetivo, incentivar a produção judicial pautada na técnica, legislação, jurisprudência e observância aos princípios constitucionais; reconhecer e valorizar a qualidade e relevância social das decisões e difundir boas práticas de fundamentação, coerência argumentativa e clareza. Além de estimular a adoção de soluções inovadoras e efetivas para a prestação jurisdicional no Estado do Maranhão.
CATEGORIAS E AVALIAÇÃO
O concurso contemplará diferentes categorias de sentenças judiciais, que serão analisadas em duas etapas:
As decisões serão avaliadas de acordo com critérios técnicos de fundamentação, clareza, coerência e inovação, sempre observando a relevância social de cada caso.
DAS INSCRIÇÕES
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo formulário eletrônico disponível no site da CGJ-MA, entre 22/09/2025 e 03/10/2025 (23h59).
As sentenças deverão ser enviadas em formato PDF, com a supressão de informações que permitam identificar a autoria, como nome do magistrado(a) prolator(a) e comarca de origem.
Mais detalhes sobre as etapas, critérios e categorias estão disponíveis no Edital EDT-CGJ nº 12025.
Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br