Durante o último sábado (8/6), a Comissão Permanente de Segurança Institucional do Tribunal de Justiça do Maranhão (CPSI/TJMA), por meio da Diretoria de Segurança Institucional e Gabinete Militar (DSIGM), promoveu treinamento de defesa pessoal para magistradas e servidoras do Judiciário maranhense, no Centro Integrado de Segurança Institucional do TJMA, localizado no Fórum de São Luís (Calhau).
A instrução recebeu cerca de 70 mulheres que foram orientadas sobre temáticas como o aumento do nível de segurança, por meio da prevenção, e a capacidade de transformar objetos comuns em ferramentas de defesa. As mulheres receberam orientações dos instrutores Sandro Avelar, Claúdio Costa e Graça Pedrosa.
Foram oferecidos dois treinamentos, o primeiro intitulado “Técnicas de Defesa Pessoal Krav Magá”, além de um “Treinamento de Sobrevivência”. Durante as oficinas, foram abordadas as condutas preventiva e reativa a pé e em veículos; uso de objetos como escudo; uso de bastão (real e improvisado); uso de faca; técnicas antiestupro; múltiplos atacantes; ameaça com arma de fogo e impedimento de saque.
A servidora da Contadoria do Fórum Desembargador Sarney Costa, Cristina Otoni, participou da iniciativa e destacou sua importância, especialmente para as mulheres que estão mais suscetíveis a assaltos. “Gostei muito de todas terem participado de diversas simulações, em que nos colocamos ora no papel da vítima e ora no papel do agressor, nos preparando para termos uma resposta efetiva caso algum dia tenhamos que vivenciar uma situação de agressão”, ressaltou a servidora.
O presidente da CPSI, desembargador Sebastião Bonfim, participou da abertura da oficina, reconheceu a relevância e a adesão por parte das mulheres do Judiciário, anunciando, portanto, a abertura de turmas relacionadas à temática pela Comissão.
Também esteve presente a diretora do Fórum de São Luís, juíza Andrea Perlmutter.
Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055-2023