Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA conquista o 6° lugar entre tribunais de médio porte em Governança de TI

Os dados foram divulgados em ranking do CNJ

18/10/2023
Ascom/TJMA

Com 86,72 pontos no Índice de Governança, Gestão e Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação (iGovTIC-JUD), a Justiça maranhense manteve aprimorado o Nível de Maturidade em Governança de TI. A pontuação conquistada significa um aumento de 18,26% em comparação ao ano de 2022.

O Índice de Governança, Gestão e Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (iGovTIC-JUD) é a ferramenta utilizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para medição do nível de maturidade em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) de todos os órgãos do Poder Judiciário. Por meio dele, é medido o cumprimento das diretrizes estabelecidas na Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (ENTIC-JUD), instituída por meio da Resolução nº  370/2021 do CNJ para o ciclo 2021 a 2026.

Segundo o iGovTic-JUD 2023, a evolução contribuiu para que o TJMA subisse duas posições no ranking, saindo da oitava posição e indo para a sexta entre as cortes de médio porte. O diagnóstico ainda apontou que a Justiça maranhense alcançou excelência nas categorias “Estruturas e Macroprocessos” e “Sistemas de Informação”.

Estas conquistas se devem ao trabalho da Diretoria de Informática do Tribunal de Justiça do Maranhão (DIA) na constante melhoria das práticas de governança em tecnologia da informação e comunicação. Dentre as ações da DIA responsáveis por esta evolução destacam-se: a implementação de modelos de inteligência artificial (IA); a análise de rotatividade do pessoal de TIC; o cumprimento no prazo de 95% dos atendimentos realizados pela DIA; adequação à Lei Geral de Proteção de Dados para dados mínimos; revisão do plano de transformação digital e das competências técnicas e gerenciais das TIC.

Cabe destacar que o resultado do iGovTIC-JUD é um dos critérios de pontuação do Prêmio CNJ de Qualidade. A íntegra dos dados levantados está disponível no Painel do iGovTIC-JUD 2021-2026.

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198-4373
 

GALERIA DE FOTOS