O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio do Núcleo de Gestão Socioambiental, irá promover mais uma edição da Campanha “Destralhe – mais sustentabilidade e menos desperdício”, de 11 a 16 de setembro de 2023.
A iniciativa visa fomentar a reflexão sobre uso de bens e materiais e possibilitar a melhoria da qualidade de vida no ambiente de trabalho. A campanha novamente fará alusão ao Dia Mundial da Limpeza, que ocorrerá no dia 16 de setembro.
Durante a ação, realizada desde o ano de 2018, magistrados, magistradas, servidores, servidoras, colaboradores e colaboradoras deverão iniciar uma força-tarefa para destinar de forma ambientalmente correta materiais de expediente ou uso permanente que não estão sendo utilizados e/ou são inservíveis.
A campanha conta com o apoio da Corregedoria Geral de Justiça (CGJMA); Escola Superior da Magistratura (ESMAM); Assessoria de Comunicação da Presidência do TJMA; Coordenadoria de Manutenção e Serviços; Coordenadoria de Administração de Material e Patrimônio; Coordenadoria de Manutenção e de Equipamentos; Coordenadoria de Arquivo e Gestão Documental e Divisão de Transportes.
DIA MUNDIAL DA LIMPEZA
O Dia Mundial da Limpeza é uma iniciativa global que busca conscientizar a sociedade sobre a importância da limpeza e da preservação do meio ambiente. Realizado em mais de 180 países, tem como intuito promover ações de limpeza e mobilizar voluntários em todo o mundo.
Para este ano, o Poder Judiciário maranhense convida a todas e a todos para essa mobilização internacional por um mundo mais limpo e, para tal, estabelece ações para serem realizadas durante a semana. A campanha reafirma o compromisso do Poder Judiciário Maranhense com o gasto público racional, a qualidade de vida no trabalho e o meio ambiente.
PRINCIPAIS AÇÕES
Entre as ações da Campanha Destralhe 2023, estão: devolução, doação ou descarte ambientalmente correto de materiais de expediente, bens permanentes ou de informática; devolução de bens ociosos para o TJMA e doação de bens recuperáveis/antieconômicos/irrecuperáveis preferencialmente para instituições da administração pública, entidades sem fins lucrativos e cooperativas locais; destinação de processos físicos, cuja temporalidade já tenha sido cumprida, bem como os processos administrativos de descarte finalizado, à cooperativa de reciclagem da capital.
Além disso, a doação de bens apreendidos em processos criminais; a organização do ambiente de trabalho; limpeza digital, com exclusão de arquivos desnecessários, e realização de mutirão de limpeza das dependências dos Fóruns. As doações serão destinadas a instituições públicas, sociais, de ensino, de saúde, que cumprem critérios estabelecidos pelo Tribunal de Justiça.
O Núcleo Socioambiental também incentiva e apoia iniciativas das unidades administrativas e judiciais, para que promovam palestras e rodas de conversas com temas pertinentes à sustentabilidade, como proteção ao meio ambiente, reciclagem, coleta seletiva, qualidade de vida (saúde mental, exercícios físicos, relacionamento no ambiente de trabalho).
Durante a campanha, o Núcleo Socioambiental estará disponível para receber informações acerca das iniciativas promovidas e resultados para fins de divulgação pelo e-mail socioambiental@tjma.jus.br .
Confira o Guia de Baixa e Devolução de Itens Destralhe 2023.
Confira o Guia de Gestão Documental Destralhe 2023.
Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198 4373