Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Judiciário promove nova edição de campanha contra desperdício

A Campanha Destralhe faz alusão ao Dia Mundial da Limpeza (16 de setembro)

28/08/2023
Ascom/TJMA

O Poder Judiciário do Maranhão (PJMA), por meio do Núcleo de Gestão Socioambiental, promove nova edição da Campanha “Destralhe – mais sustentabilidade e menos desperdício”, no período de 11 a 16 de setembro de 2023.

Realizada desde 2018, com o objetivo de fomentar a reflexão sobre uso de bens e materiais e possibilitar a melhoria da qualidade de vida no ambiente de trabalho, a campanha novamente fará alusão ao Dia Mundial da Limpeza, que ocorrerá no dia 16 de setembro.

Durante a ação, magistrados, magistradas, servidores, servidoras, colaboradores e colaboradoras deverão iniciar uma força-tarefa para destinar de forma ambientalmente correta materiais de expediente ou uso permanente que não estão sendo utilizados e/ou são inservíveis.

A iniciativa conta com o apoio da Corregedoria Geral de Justiça (CGJMA); Escola Superior da Magistratura (ESMAM); Assessoria de Comunicação da Presidência do TJMA; Coordenadoria de Manutenção e Serviços; Coordenadoria de Administração de Material e Patrimônio; Coordenadoria de Manutenção e de Equipamentos; Coordenadoria de Arquivo e Gestão Documental e Divisão de Transportes.

DIA MUNDIAL DA LIMPEZA

O Dia Mundial da Limpeza é uma iniciativa global que busca conscientizar a sociedade sobre a importância da limpeza e da preservação do meio ambiente. Realizado em mais de 180 países, tem como intuito promover ações de limpeza e mobilizar voluntários em todo o mundo.

Para este ano, o Poder Judiciário maranhense convida a todas e a todos para essa mobilização internacional por um mundo mais limpo e, para tal, estabelece ações para serem realizadas durante a semana. A campanha reafirma o compromisso do Poder Judiciário Maranhense com o gasto público racional, a qualidade de vida no trabalho e o meio ambiente.

PRINCIPAIS AÇÕES

Entre as ações da Campanha Destralhe 2023, estão: devolução, doação ou descarte ambientalmente correto de materiais de expediente, bens permanentes ou de informática; destinação de processos físicos, cuja temporalidade já tenha sido cumprida, bem como o processo administrativo de descarte finalizado, à cooperativa de reciclagem da capital.

Além disso, a doação de bens apreendidos em processos criminais; a organização do ambiente de trabalho; limpeza digital, com exclusão de arquivos desnecessários, e realização de mutirão de limpeza das dependências dos Fóruns. As doações serão destinadas a instituições públicas, sociais, de ensino, de saúde, que cumprem critérios estabelecidos pelo Tribunal de Justiça.

O Núcleo Socioambiental também incentiva e apoia iniciativas das unidades administrativas e judiciais, para que promovam palestras e rodas de conversas com temas pertinentes à sustentabilidade, como proteção ao meio ambiente, reciclagem, coleta seletiva, qualidade de vida (saúde mental, exercícios físicos, relacionamento no ambiente de trabalho).

Durante a campanha, o Núcleo Socioambiental estará disponível para receber informações acerca das iniciativas promovidas e resultados para fins de divulgação pelo e-mail socioambiental@tjma.jus.br.


 
Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198 4373

GALERIA DE FOTOS