Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Projeto Saúde e Qualidade de Vida atende comarca de Chapadinha

Projeto ainda seguirá para as comarcas de Balsas, Presidente Dutra e termo judiciário de São José de Ribamar

28/08/2023
Ascom/TJMA

Servidores e servidoras das comarcas de Chapadinha e Brejo participaram, nos últimos dias 24 e 25 de agosto, do projeto “Saúde e Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho", promovido pelo Tribunal de Justiça (TJMA) em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que integra o projeto “TJMA Sustentável”, desenvolvido pelo Núcleo Socioambiental do Judiciário, no quesito Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), eixo Saúde. A iniciativa visa estimular a prática de exercícios físicos e difundir os benefícios que podem proporcionar qualidade de vida.

A ação foi realizada por meio da Diretoria de Recursos Humanos, da Coordenadoria de Serviços Médico, Odontológico e Psicossocial e da Divisão Psicossocial, com a realização  de aproximadamente 120 atendimentos, incluindo atividades multidisciplinares nas áreas de educação física, nutrição, fisioterapia e psicologia.

Na abertura da ação, representando a Diretoria de Recursos Humanos, a chefe da Divisão Psicossocial, Raissa Braúna, reforçou a importância do(a) servidor(a) participar de todas as atividades disponibilizadas por meio do projeto. ''O projeto qualidade de vida no trabalho está trazendo serviços de grande importância, com uma equipe totalmente qualificada. Fazendo com que os(as) servidores(as) revejam seus hábitos alimentares, dando mais atenção a alimentação e a saúde não só física, como também a saúde mental”, observou.

O professor da UFMA Herikson Araujo Costa esclareceu as informações e tirou dúvidas dos servidores(as) antes do início das atividades. As atividades foram conduzidas por profissionais da UFMA e do TJMA. Do Tribunal de Justiça, estiveram presentes Raissa Braúna (Divisão Psicossocial), Liana Rachel Bandeira Costa (Divisão de Avaliação de Desempenho) e Alessandra de Jesus Pinheiro Mendes (Coordenação de serviços médicos, odontológico e psicossocial).

As atividades de educação física foram coordenadas pelos professores Christian Cabido, Cristiano Mostarda e Mário Sevilio. Na nutrição, os professores Ana Karina Teixeira e fisioterapia Prof. Flávio Pires. A psicóloga Mônica Araújo realizou roda de conversa com o tema ''Saúde Mental no ambiente de trabalho'', além de atendimentos individuais por demanda espontânea. 

PARCERIA

A parceria entre o TJMA e a UFMA tem como objetivo dar continuidade à ação conjunta das duas instituições e melhorar a qualidade de vida de magistrados(as) e servidores(as) visando integrar e otimizar as ações já existentes no Poder Judiciário, o que possibilitará a elaboração de planos de ações para a realização de intervenções sistemáticas nas condições de saúde mapeadas que possam refletir em prejuízos à saúde do(a) servidor(a)/magistrado(a) e a UFMA terá disponível dados que poderão ser utilizados no incremento de sua produção científica.

Além de Chapadinha, o projeto contemplou neste ano as comarcas de Pinheiro (31/5 e 1º/6), Itapecuru-Mirim (29 e 30/6) e Imperatriz (26 e 27/7). As atividades pretendem alcançar, neste ano, as comarcas de Balsas, Presidente Dutra e São José de Ribamar. O público-alvo é formado por magistrados(as), servidores(as) e colaboradores(as) do TJMA.

CONFIRA AS DATAS DA PRÓXIMAS EDIÇÕES:
Comarca de Balsas - 21/9/23 e 22/9/23
Comarca de Presidente Dutra - 26/10/23 e 27/10/23
Termo Judiciário de São José de Ribamar - 23/11/23 e 24/11/23

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 3198-4370

GALERIA DE FOTOS