Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Codó e Bacabal recebem projeto Saúde e Qualidade de Vida dias 14 e 15/3

O projeto visa estimular a prática de exercícios físicos e difundir os benefícios que podem proporcionar qualidade de vida

12/03/2024
Ascom/TJMA

Magistrados(as) e servidores(as) das comarcas de Codó e Bacabal participarão, nos dias 14/3 (quinta-feira) e 15/3 (sexta-feira), respectivamente, do projeto “Saúde e Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho", promovido pelo Tribunal de Justiça (TJMA) em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

A iniciativa será realizada por meio da Diretoria de Recursos Humanos, da Coordenadoria de Serviços Médico, Odontológico e Psicossocial e da Divisão Psicossocial.

O projeto - que visa estimular a prática de exercícios físicos e difundir os benefícios que podem proporcionar qualidade de vida - integra o projeto TJMA Sustentável, desenvolvido pelo Núcleo Socioambiental do Judiciário, no quesito Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), eixo Saúde.

Ações Educação Física

Medição de Peso Corporal, Estatura, Composição Corporal (percentual de gordura e massa magra), Pressão Arterial Sistólica e Diastólica, Frequência Cardíaca, Força de Preensão Manual;

Avaliação, classificação e prognóstico realizado pela Educação Física; Aulas coletivas de alongamento, ginástica laboral e conscientização para os benefícios da prática de atividade física, bem como estimular a adoção de hábitos de vida saudáveis.

Ações Fisioterapia

Avaliação de postura, flexibilidade e movimentos.

Ações Nutrição

Avaliação e diagnóstico Nutricional;

Orientação Nutricional.

Ações Psicologia

Roda de conversa com abordagem de temas acerca da saúde mental, qualidade de vida e qualidade de vida no trabalho;

Escuta psicológica individual sob demanda espontânea.

PARCERIA

A parceria entre o TJMA e a UFMA tem como objetivo dar continuidade na ação conjunta das duas instituições e melhorar a qualidade de vida de magistrados(as) e servidores(as) visando integrar e otimizar as ações já existentes no Poder Judiciário, o que possibilitará a elaboração de planos de ações para a realização de intervenções sistemáticas nas condições de saúde mapeadas que possam refletir em prejuízos à saúde do(a) servidor(a)/magistrado(a) e a UFMA terá disponível dados que poderão ser utilizados no incremento de sua produção científica.

As atividades pretendem alcançar, neste ano, as comarcas de Grajaú, Barra do Corda, Lago da Pedra, Pedreiras, Imperatriz, Timon, Caxias, Tutóia e Barreirinhas. O público-alvo é formado por magistrados(as), servidores(as) e colaboradores do TJMA.

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055-2023

GALERIA DE FOTOS