Poder Judiciário/Mídias/Notícias

MODERNIZAÇÃO | Poder Judiciário do Maranhão lança novo Portal na internet na próxima semana

20/07/2020
Juliana Mendes

A partir da próxima segunda-feira (27), o Poder Judiciário maranhense disponibilizará o novo Portal da instituição na internet, com o objetivo de modernizar e facilitar a comunicação do Judiciário com a população. A nova página conta com novo design, nova estrutura, recursos de acessibilidade, responsividade e integração.

O projeto do novo site do Tribunal de Justiça foi iniciado em março de 2018, por determinação do ex-presidente do TJMA, desembargador Joaquim Figueiredo, objetivando de consolidar a valorização da Comunicação do Poder Judiciário Estadual. O projeto foi concluído por uma comissão formada por membros das Assessorias de Comunicação do Poder Judiciário, sob a coordenação de Juliana Mendes, com participação de Irma Helenn, e da Coordenadoria de Sistemas de Informação, sob a coordenação de Tony Victor Diniz e Isaac Costa Júnior.

A nova interface apresenta comportamento responsivo a todos dispositivos móveis de acesso à internet, além de oferecer mais simplicidade e rapidez ao usuário na identificação e busca de informações através de menus. A nova estruturação de menus principais foi organizada também de acordo com os públicos – CIDADÃO, ADVOGADO, MAGISTRADO E SERVIDOR e suas áreas de interesse.

ACESSIBILIDADE

O novo portal foi desenvolvido com recursos para ser lido por aplicativos de leitores de tela; audiodescrição das imagens; VLibras – aplicativo que traduz o texto para a Língua Brasileira de Sinais –; alto-contraste e navegação assistida. “A acessibilidade é uma obrigação prevista em Lei, inclusive para os recursos de web e também uma exigência do Conselho Nacional de Justiça para garantir o acesso a todos. Estamos cumprindo com um dever enquanto instituição pública”, afirmou o chefe da Assessoria de Comunicação do TJMA, jornalista Antônio Carlos de Oliveira.

TRANSPARÊNCIA

Dentro do projeto de renovação do Portal do Poder Judiciário, a Diretoria de Informática desenvolveu um novo Portal da Transparência, que reúne as informações previstas no Ranking da Transparência do Poder Judiciário, instituído por meio da Resolução CNJ n. 215, de 16 de dezembro de 2015, a exemplo de dados financeiros, orçamentários, de recursos humanos, folha de pagamento, etc.

TRANSIÇÃO

Durante o período de implantação e adaptação à nova estrutura do portal do Poder Judiciário, os usuários poderão reportar eventuais erros, falhas, inconsistências ou dúvidas para o e-mail portal@tjma.jus.br. Dúvidas ou orientações também podem ser solicitadas junto às Assessorias de Comunicação do TJ, Corregedoria e ESMAM, a depender da matéria de interesse que esteja vinculada a um dos três órgãos.

HOTSITES

Com a implantação do novo Portal, ocorrerá a padronização das sub-páginas e hotsites em relação ao design gráfico, seguindo modelo do novo Portal, com o fim de garantir maior clareza e facilidade de comunicação com os usuários. Todos os hotsites atualmente existentes estão programados para migração para o novo formato pela Diretoria de Informática, que será feita gradualmente conforme cronograma do setor. Enquanto não concluída a migração, a alimentação dos hotsites continuará a ser efetivada pelo Gerenciador de Conteúdo atual.

A alimentação do Novo Portal será realizada pelos setores administrativos responsáveis, seguindo tutorial disponibilizado pela Assessoria de Comunicação contendo orientações para uso do Novo Gerenciador de Conteúdo, que será disponibilizado através da plataforma Sentinela. Para a realização de cadastro de usuários e permissões, os setores devem encaminhar a solicitação para a Assessoria de Comunicação, através dos e-mails asscom@tjma.jus.br e portal@tjma.jus.br.



Comunicação Social do TJMA
asscom@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS