Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TECNOLOGIA | Comissão faz avaliação positiva dos projetos na área de informática

24/07/2017

A Comissão de Informática do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) – formada pelos desembargadores Jorge Rachid (presidente), José Joaquim Figueiredo, Froz Sobrinho, Paulo Velten e Jamil Gedeon – fez uma avaliação das ações e projetos desenvolvidos na área de informática, no âmbito do Poder Judiciário, no primeiro semestre deste ano.

“A proposta para o primeiro semestre de 2017 foi totalmente executada. Em razão desse trabalho, o Tribunal de Justiça encontra-se entre os dez tribunais estaduais mais produtivos na área de informática. Sucesso que devemos creditar ao presidente da Corte, Cleones Cunha, que não tem medido esforços para a consolidação da eficiência do Judiciário maranhense na área de tecnologia", ressaltou o presidente da Comissão de Informática do TJMA, Jorge Rachid.

A avaliação foi feita a partir do relatório de gestão de 2017, elaborado pela Diretoria de Informática e Automação do TJMA, no qual constam projetos, atividades e serviços executados nas áreas de sistemas de Informação e Banco de Dados, Infraestrutura de Rede e Telecomunicações, Manutenção de Equipamentos e Atendimento ao Usuário. O índice de eficiência operacional foi cerca de 95%.

O relatório destaca a aprovação do Plano Estratégico de Tecnologia da Informação e do Plano Diretor de Tecnologia da Informação; instalação de novas salas de depoimento sem dano em Viana, Buriticupu e Itapecuru-Mirim; instalação de novas versões e sistemas de informação e novos kits de gravação de audiência; ampliações de links de unidades judiciais; contratação de novo link de acesso à Internet; implantação da sustentação oral à distância, de software livre nas unidades e da nova Intranet do Judiciário.

Além de aperfeiçoar o atendimento oferecido aos servidores, magistrados e usuários da Justiça – garantindo mais celeridade e eficiência à prestação jurisdicional – as ações na área de informática garantiram ao TJMA a nona colocação entre os tribunais estaduais no quesito gestão da tecnologia da informação.

A evolução da implantação do sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe), nas unidades de 1º Grau e no Tribunal de Justiça, foi outro avanço registrado no relatório.

Dados apresentados pela Diretoria de Informática apontam que, atualmente, 40% da distribuição de processos – no âmbito do 1º Grau – é feita por meio eletrônico, com previsão de atingir 50% até o final deste ano. Na Justiça de 2º Grau, 13% da distribuição acontece de forma eletrônica, percentual que deve atingir 20% até o final de 2017.

A previsão é de que neste semestre, o sistema de Processo Judicial Eletrônico esteja implantado em 25 comarcas de entrância intermediária. De acordo com o diretor de Informática, Paulo Rocha Neto, a agenda de implantação do PJe de 2017 contempla todas as comarcas de entrâncias final e intermediária.

Dados referentes à produtividade dos setores da Diretoria de Informática também estão lançados no relatório: no item "Manutenção de Equipamentos", foram registradas 2.629 entradas de equipamentos e 2.575 saídas. Em “Atendimento ao Usuário”, dos 19.182 pedidos abertos, 19.008 foram encerrados. No item “Administração das Redes de Dados e Telefonia”, das 902 solicitações feitas, 869 foram concluídas. Já em “Administração de Sistemas de Informação”, dos 3.507 pedidos abertos, 3.017 foram encerrados.

 

Assessoria de Comunicação do TJMA

asscom@tjma.jus.br

(98) 3198.4370

GALERIA DE FOTOS