Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Campanha aborda a importância do uso do fio dental na saúde bucal

29/01/2024
Ascom/TJMA

A campanha Saúde no Judiciário desta semana trata da importância do uso do fio dental na garantia da saúde bucal. Desta vez, a Divisão Odontológica do Tribunal de Justiça do Maranhão aborda a variedade de bactérias, algumas boas, outras ruins, que a boca abriga. “As bactérias acumulam-se tanto na superfície dos dentes quanto nas gengivas, formando um biofilme incolor e viscoso, também conhecido como placa bacteriana. O biofilme dental desenvolve-se de forma constante sobre as superfícies dentárias num processo dinâmico de adesão de células bacterianas, crescimento e maturação”, aborda o texto da Divisão Odontológica.

A Divisão aponta que, quando há um descontrole da microbiota ou da higiene oral, ocorre o aumento dos problemas bucais mais comuns, como gengivite, cáries e mau hálito. A higiene bucal é um importante meio de prevenção desses agravos a saúde oral. 

Os profissionais de Odontologia alertam que a escova dental é considerada um excelente instrumento para a remoção do biofilme nas superfícies livres dos dentes, no entanto, ela não consegue alcançar efetivamente todas as áreas entre os dentes e a gengiva. Enquanto o fio dental é parte essencial do cuidado de dentes e gengivas para a remoção do biofilme dentário que se forma entre os dentes e na parte inferior da gengiva. 

“A falta de uso do fio dental permite o acúmulo da placa bacteriana na região subgengival, o que provoca vermelhidão, sangramento e inflamação gengival. Esses são os primeiros sinais de um quadro que pode indicar doenças como a gengivite, causar mau hálito e favorecer o surgimento de cáries”, ressaltam.

“O biofilme dental é o fator etiológico primário da inflamação gengival, sendo importante o controle desse biofilme para manutenção da saúde periodontal. As evidências científicas sobre o efeito do uso do fio dental no controle de biofilme dentário e inflamação gengival, demostram que indivíduos saudáveis periodontalmente, na ausência do controle de biofilme dental, todos desenvolveram gengivite e que após o restabelecimento das medidas de higiene, a saúde periodontal foi restabelecida entre 7 e 10 dias”, pontuam.

De acordo com a Divisão Odontológica, como o biofilme dental é formado diariamente, ele precisa ser removido todos os dias, para evitar o acúmulo da placa bacteriana que comprometerá a saúde bucal. A quantidade de vezes deve corresponder as 3 principais refeições do dia (café, almoço e janta) e antes de dormir. 

“Recomendamos que a escovação seja feita sempre após cada refeição, e o fio dental, temos a opção de usar antes ou após cada escovação, já que sua função é remover a placa bacteriana que a escova não alcança”, frisam.

Eles alertam também, caso não seja possível utilizar o fio dental no mesmo momento da escovação, que ele precisa ser utilizado no mínimo uma vez ao dia. Nesse caso, a preferência é que sua utilização ocorra na escovação noturna, antes de dormir.

“Apesar da comprovada eficácia do uso do fio dental verifica-se, no entanto, que a frequência de uso é baixa na população em geral, mesmo sendo recomendado pelos cirurgiões-dentistas. A sua utilização requer tempo, motivação e destreza manual. Mesmo em pacientes que são adequadamente treinados e instruídos para manter sua higiene satisfatória, na ausência de um constante reforço, os níveis de cooperação diminuem de forma significativa”, alertam.

Para a Divisão, muitas pessoas acreditam que apenas escovar os dentes após cada refeição é o suficiente para manter a higiene bucal em dia. Outras, mesmo tendo conhecimento e dominando a técnica do uso do fio dental não mantém como um hábito cotidiano. “A nossa orientação a todos os pacientes é o de usar o fio dental diariamente, mesmo se perceber algum sangramento ao passá-lo com cuidado. Se o sangramento persistir por mais de uma semana, procure seu dentista.”, concluem.

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 3198-4370

GALERIA DE FOTOS