Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Duas diretorias do TJMA recebem curso de brigada de incêndio voluntária

Integrantes do Corpo de Bombeiros Militar que trabalham na Diretoria de Segurança Institucional do Tribunal realizaram o curso de formação teórica e prática

07/12/2023
Ascom/TJMA

O Tribunal de Justiça do Maranhão, por meio de sua Diretoria de Segurança Institucional e Gabinete Militar, promoveu mais um Curso de Brigada Voluntária, de formação teórica e prática de primeiros socorros, prevenção e combate a incêndio, incluindo o abandono do prédio de forma correta, desta vez para servidores e servidoras das diretorias Judiciária e de Informática, ambas instaladas no anexo ao lado da sede do TJMA, nessa quarta-feira (6/12).

O auditório do Centro Administrativo do Tribunal, na Rua do Egito, também foi utilizado para treinamento do pessoal das duas unidades. Foi a terceira turma – última deste ano –, e faz parte de uma meta da Diretoria de Segurança relacionada ao Plano de Logística Sustentável do TJMA, que trata da instalação de brigadas de incêndio voluntário nos prédios de maior complexidade do Tribunal. As duas primeiras turmas foram com as pessoas que trabalham na Corregedoria Geral da Justiça e no Fórum de São José de Ribamar.

O Curso de Brigada Voluntária tem o objetivo de capacitar servidores(as) efetivos(as), comissionados(as) e terceirizados(as) em medidas iniciais de primeiros socorros e combate a incêndio. As aulas foram ministradas por militares do Corpo de Bombeiros: tenentes Helton Loyola e Sarges Castro, e o sargento Elismar Sousa, com a colaboração dos sargentos Jardel Aires e Leônidas Martins.

TEÓRICA E PRÁTICA

Inicialmente os(as) servidores(as) das duas unidades se deslocaram até o auditório do Centro Administrativo, para o treinamento das partes teórica e de combate a incêndio e de primeiros socorros (foto abaixo). A parte prática de combate a incêndio foi demonstrada no estacionamento do local, onde tiveram contato direto com um incêndio controlado e aprenderam a manusear os tipos de extintores para controlar o fogo, além de debelar o princípio de incêndio em botijão de gás.

Depois, a turma se deslocou até o anexo ao lado do Tribunal, para o simulado de abandono seguro do prédio (foto abaixo) no local de trabalho, colocando em prática todo conhecimento adquirido durante o curso, com movimentação e transporte de vítimas.

O 1º tenente Helton Loyola reforçou que a formação da Brigada de Incêndio voluntária é ação estratégica da Diretoria de Segurança Institucional e Gabinete Militar, intermediada pela Supervisão de Prevenção e Combate a Incêndio, quanto às metas do Plano de Logística Sustentável do TJMA, que tem o objetivo de formar brigadistas, circunstância que aumenta o nível de segurança dos(as) usuários(as).

Os participantes do curso receberam um broche e certificação como “Brigadista de Incêndio Voluntário".

A Comissão Permanente de Segurança Institucional do Tribunal (CPSI) tem como presidente o desembargador Sebastião Bonfim.

Veja álbum produzido pelo repórter fotográfico Ribamar Pinheiro.

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS