Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Juízes e Juízas concluem Curso de Segurança Institucional em Imperatriz

O módulo 3 do treinamento apresentou técnicas de proteção e autodefesa em situações de baixa luminosidade

01/12/2023
Ascom ESMAM

Juízes e juízas do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) que atuam na Comarca de Imperatriz participaram do Curso de Segurança Institucional - Tiro Defensivo 3 – Low Light. O treinamento teórico e prático aconteceu nos dias 29 e 30 de novembro (20 horas-aula), no 50° BIS (Batalhão de Infantaria de Selva), sob a supervisão da da Diretoria de Segurança Institucional e do Gabinete Militar e Escola Superior da Magistratura (ESMAM). 

O curso segue metodologia específica, que consiste na compreensão da atual situação de vulnerabilidade do Poder Judiciário e domínio dos principais protocolos de segurança adotados na proteção da integridade física e emocional de magistrados e magistradas. São aplicadas estratégias e técnicas de autodefesa e segurança preventiva.

O coronel Alexandre Magno de Sousa Nunes, diretor de Segurança Institucional e do Gabinete Militar do TJMA, ressaltou que nessa fase são exploradas inovações no conteúdo programático e aprofundamento dos conhecimentos adquiridos nos módulos anteriores, sobre noções e técnicas de autodefesa e proteção, com ênfase em condutas de segurança preventiva nas mais diversas situações do dia a dia e do trabalho, com aulas práticas de tiro defensivo e estudos de casos.

Para o diretor, a iniciativa considera o cenário complexo e ambíguo em que está inserido o Judiciário, sujeito a ameaças diárias, feitas por meio de ataques a seus principais ativos institucionais. 

Ele acrescentou que o TJMA conseguiu desenvolver de forma proativa, nos últimos anos, todas as recomendações do Conselho Nacional de Justiça sobre o tema, o que levou o tribunal maranhense a figurar entre os tribunais mais bem avaliados quanto à estrutura de segurança institucional, de acordo com os últimos diagnósticos de segurança realizados pelo CNJ.

LOW LIGHT

O novo módulo, com abordagem de grau avançado, concentrou-se nas situações de perigo e atentados localizados em ambientes com baixa luminosidade (Low Light), durante o dia e a noite. "Em ambientes de baixa luminosidade, é essencial que os magistrados estejam capacitados para tomar decisões rápidas e seguras. Este curso visa equipá-los com as habilidades necessárias para lidar eficazmente em situações desafiadoras", enfatizou o coronel da Polícia Militar do Estado de Alagoas, Enio Bolivar de Albuquerque, que atua como instrutor da ESMAM.

Instrutor Low Light, pós-graduado em Segurança Pública, Bolivar expôs teorias do Low Light, estatísticas, estudos de casos, princípios táticos, segurança, fundamentos de tiro, apresentação das técnicas com lanternas, Rogers, Harries, Neck-Index, FBI modificado, entre outras de alta performance para autodefesa e proteção.  

 

Núcleo de Comunicação da ESMAM

(esmam@tjma.jus.br)

Facebook - @esmam.tjma

Instagram - esmam_tjma

(98) 3235 3231


 

GALERIA DE FOTOS