Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Judiciário promove palestras e melhorias nos fóruns de Bom Jardim e Pio XII

Justiça de Proximidade continua até quinta-feira (25) seguindo para Zé Doca e Santa Luzia do Paruá

23/05/2023
Juliana Mendes

Nesta segunda-feira (22), o Poder Judiciário iniciou mais uma edição do programa “Justiça de Proximidade”, uma força-tarefa voltada ao aprimoramento da Justiça nas unidades do interior do Estado, conjugando ações voltadas ao público interno e medidas de cidadania dirigidas à população. Esta semana, as comarcas de Pio XII, Bom Jardim, Santa Luzia do Paruá e Bom Jardim recebem o projeto Registro Cidadão e melhorias nas condições de trabalho e atendimento dos fóruns locais, com serviços nas áreas administrativa, de recursos humanos, engenharia, segurança institucional, informática e tecnologia da informação.

Em Bom Jardim, nesta segunda-feira (22), os servidores e servidoras participaram de palestras promovidas pelo Núcleo Socioambiental, Assessoria de Gestão Estratégica (AGEM), Diretoria de Recursos Humanos e Diretoria de Segurança Institucional, com falas dos juízes auxiliares da Presidência José Nilo Ribeiro Filho e Márcio Castro Brandão, que representaram o presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten.

O juiz José Nilo Ribeiro pontuou os principais objetivos do programa Justiça de Proximidade, que foca na expansão dos quatro eixos da atual gestão do Tribunal de Justiça (governança, resolutividade, integridade e transparência) para as comarcas do interior do Estado, ressaltando medidas da administração voltadas à melhoria das condições de trabalho para servidoras e servidores, tanto materiais quanto de bem-estar e saúde.

O juiz Márcio Castro Brandão, coordenador da Assessoria de Gestão Estratégica, a servidora Bianca Soares e o servidor Ernane Candeira (AGEM), falaram sobre o “Planejamento Estratégico TJMA/Prêmio CNJ de Qualidade” tratando dos  principais indicadores, metas, missão, visão e valores do TJMA e objetivando conscientizar o corpo funcional sobre a importância do desempenho de todos(as) para o manutenção da certificação (Selo Prata) no Prêmio CNJ de Qualidade e a meta de alcançar o Selo Ouro. “O programa Justiça de Proximidade casou com o projeto estratégico de interiorização das ações da AGEM, uma vez que o planejamento estratégico é algo coletivo que precisa ter a participação, diálogo e colaboração de todas as unidades judiciais e administrativas do Judiciário”, frisou o juiz Márcio Brandão. 

A servidora Vitória Colvara, do Núcleo Socioambiental, apresentou aos servidores e servidoras orientações sobre o Índice de Sustentabilidade no TJMA, com metas previstas na Resolução Nº 400 do CNJ e no Plano de Logística Sustentável do TJMA sobre a redução no consumo de insumos como energia elétrica, papel, água, gestão de resíduos e outros, com o objetivo de melhorar a posição da Justiça maranhense no Ranking da Sustentabilidade. O Núcleo Socioambiental também realizou na comarca o plantio de uma muda de Ipê.

A Diretoria de Recursos Humanos, representada pela servidora Aline Mendonça, realizou palestra  sobre direitos e obrigações, detalhando o trâmite administrativo para concessão dos benefícios oferecidos no âmbito da administração e tratando sobre auxílios, bolsas, progressões, promoções, cursos, qualificação, demonstrando que instituição busca incentivar, prestigiar e premiar as qualificações dos servidores(as).

Já a Diretoria de Segurança Institucional, buscando promover nos servidores, servidoras e magistrados(as) a formação de uma cultura de segurança, realizou palestra abordando o aprimoramento das ações educativas em segurança, apresentando situações ocorridas no âmbito do Judiciário e pontuando medidas de prevenção, por meio do supervisor de Segurança Sérgio Antônio Silva Pereira; e ofereceu treinamento sobre prevenção, combate a incêndios e uso de extintores por meio do tenente Helton Loiola.

Para o juiz titular de Bom Jardim, Flávio Gurgel Pinheiro, a aproximação promovida pela iniciativa entre a cúpula do Tribunal e os juízes(as) e servidores(as) do interior é importante para que a administração tenha ciência sobre as demandas, necessidades e avaliações das comarcas sobre o trabalho e orientações do TJ. “Permite um diálogo mais efetivo e mais curto, resultando em um melhor serviço da Justiça aos jurisdicionados”, observou. 

“É muito positivo para nós servidores do interior que nos sentimos distantes do núcleo do Tribunal, com essas ações de valorização e melhoria do ambiente de trabalho podemos prestar um serviço ainda melhor para o Tribunal e a população, levando a melhor solução para seus problemas na nossa função”, avaliou o técnico judiciário de Bom Jardim, Jardel de Aquino Porto. 

As Diretorias de Engenharia, Administração e Informática, para promover o bem-estar e melhores condições de trabalho, atuam com serviços de revisão dos prédios para realização de reformas e reparos; instalação de novos computadores, atualização de sistemas e suporte técnico; instalação de móveis e aparelhos de ar condicionado novos, além de recolhimento de materiais inservíveis. 

PIO XII

Em Pio XII, onde nesta segunda-feira (22) foi realizado o projeto Registro Cidadão, com atendimentos de registro civil destinados à comunidade local, os servidores e servidoras também contaram com atendimento do “Bem Estar no Judiciário” da Divisão Médica, com triagem de enfermagem com a servidora Conceição Cadilhe (verificação de peso, aferição de pressão, glicemia) e consulta médica com a médica Mariany Oliveira, além do trabalho da Divisão Psicossocial, que levou o psicólogo Railson Rodrigues para atendimentos.

Os servidores e servidoras ainda receberam treinamento da Diretoria de Informática sobre o sistema PJe Mídias, com o servidor Thiago Bezerra; e orientações sobre os cursos e capacitações oferecidos pela Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), representada pelo servidor Marcelo Cardoso.

“É uma ação louvável, a exemplo atendimento médico, onde somos encaminhados para especialistas, já que aqui do interior temos que nos deslocar para São Luís ou Teresina, perdendo vários dias de serviço, e muitas vezes atrasamos nossos exames, e com essa ação nos sentimos contemplados e muito felizes por trabalhar no TJ”, avaliou a auxiliar judiciária Josélia de Lima dos Santos.

A Secretaria Municipal de Saúde de Pio XII também participou da iniciativa, disponibilizando equipe técnica e oferecendo serviços de vacinação (Influenza e Covid), e testes rápidos para HIV, Hepatite e Sífilis, tanto ao público em geral quanto aos servidores e servidoras.

 

Confira o Álbum de Fotos de Pio XII no Flickr do TJMA.

Confira o Álbum de Fotos de Bom Jardim no Flickr do TJMA.

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 3198-4370

GALERIA DE FOTOS