Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA promove aproximação com público interno em Pio XII e Bom Jardim

Justiça de Proximidade continua até quinta-feira (25) em Zé Doca e Santa Luzia do Paruá

24/05/2023
Juliana Mendes

“Fazer bem e depressa por uma Justiça de proximidade”. O tema do programa Justiça de Proximidade, iniciativa do Poder Judiciário que efetiva o aprimoramento dos serviços judiciais em comarcas do interior implica, além das medidas de infraestrutura, em estimular e orientar servidores e servidoras sobre a importância de seu papel nas diversas áreas que impactam no serviço público, como medidas de sustentabilidade, planejamento estratégico, direitos e deveres e segurança institucional.

Nesta terça-feira (23), o Judiciário em Pio XII recebeu a segunda etapa das ações do programa Justiça de Proximidade - que teve início na segunda-feira (22) com o projeto Registro Cidadão -, com a realização de palestras voltadas ao quadro de servidores. 

A primeira palestra, promovida pela Diretoria de Recursos Humanos, por meio da servidora Aline Mendonça da Silva, levou esclarecimentos sobre direitos e deveres funcionais, como licenças prêmio, de saúde, maternidade e paternidade; auxílios e adicionais; regras sobre contagem de efetivo exercício; programas como Meritus e Descontos e Vantagens; serviços de saúde e avaliações periódicas; padrões de conduta éticos e morais, entre outros. 

O juiz José Nilo Ribeiro, auxiliar da Presidência do TJMA, também reuniu-se com os servidores e servidoras para esclarecer dúvidas e pontuar os objetivos do programa Justiça de Proximidade, ressaltando medidas administrativas voltadas à melhoria da qualidade de vida e da qualidade estrutural dos serviços, para garantir que os servidores tenham condições confortáveis de trabalho. “Trazemos representantes das Diretorias para ouvir e verificar o que está acontecendo, o que precisa resolver de demandas, buscando melhorar o ambiente de trabalho e valorizar os servidores”, explicou.

Outro tema cujas taxas de boas práticas do TJMA dependem essencialmente da atuação de cada servidor e servidora é o Índice de Sustentabilidade, que foi tratado pela servidora Vitória Colvara, do Núcleo Socioambiental do TJMA, ressaltando as metas previstas na Resolução Nº 400/21 do CNJ e no Plano de Logística Sustentável do TJMA sobre a redução no consumo de insumos como energia elétrica, papel, água, gestão de resíduos e outros, com o objetivo de melhorar a posição da Justiça maranhense no Ranking da Sustentabilidade, que impacta . O Núcleo Socioambiental também realizou na comarca o plantio de uma muda de Ipê.

Buscando interiorizar as ações de planejamento estratégico do Judiciário e ampliar a integração dos servidores com o tema, o juiz Márcio Castro Brandão, coordenador da Assessoria de Gestão Estratégica, a servidora Bianca Soares e o servidor Ernane Candeira (AGEM), fizeram apresentação sobre o “Planejamento Estratégico TJMA/Prêmio CNJ de Qualidade” pontuando os  principais indicadores, metas, missão, visão e valores do TJMA e ressaltando o papel do desempenho do corpo funcional para o manutenção da certificação (Selo Prata) no Prêmio CNJ de Qualidade e a meta de alcançar o Selo Ouro. 

Outro tema abordado nas palestras aos servidores(as) foi a promoção da cultura de segurança e prevenção de incêndios, buscando maior conscientização sobre situações eventuais de emergência, por meio de palestra e treinamento realizados pelo supervisor de Segurança Sérgio Antônio Silva Pereira e do tenente Helton Loiola, da Diretoria de Segurança Institucional, que abordaram as ações educativas em segurança e apresentaram situações ocorridas no âmbito do Judiciário e medidas de prevenção.

“Já recebemos o programa Justiça de Proximidade em Olho D´Água das Cunhãs e foi muito bom para a comunidade, e ontem e hoje estamos recebendo em Pio XII, com palestras de sustentabilidade, RH, segurança, que são essenciais para os servidores, eles notam essa proximidade do Tribunal de Justiça”, avaliou o juiz Caio Davi Medeiros Veras, titular de Olho D´Água das Cunhãs respondendo por Pio XII. 

“Não lembro de outro momento em que nós aqui do interior tivemos essa aproximação com a Presidência, os cursos e esclarecimentos foram muito relevantes, a exemplo do treinamento que tivemos sobre o PJe Mídias, que foi muito engrandecedor para meu conhecimento e quando precisar utilizar em alguma audiência já vou estar mais ambientado”, observou o técnico judiciário Alison Sousa de Lima.

BOM JARDIM

Em Bom Jardim, as ações desta terça-feira (23) conjugaram o projeto Registro Cidadão, disponibilizando serviços de registro civil para a comunidade, e atendimentos para servidores e servidores por meio do projeto “Bem Estar no Judiciário” da Divisão Médica, com triagem de enfermagem com a servidora Conceição Cadilhe (verificação de peso, aferição de pressão, glicemia) e consulta médica com a médica Mariany Oliveira, além do trabalho da Divisão Psicossocial, que levou o psicólogo Railson Rodrigues para atendimentos.

A Diretoria de Informática ofereceu treinamento e esclareceu dúvidas dos servidores e servidoras sobre o sistema PJe Mídias, com o servidor Thiago Bezerra, além de realizar instalação de novos computadores, atualização de sistemas e suporte técnico. A Escola Superior da Magistratura, representada pelo servidor Marcelo Cardoso, prestou orientações sobre os cursos e capacitações oferecidos pela Escola, como especializações e mestrado, entre outras capacitações voltadas para os servidores.

“A gente teve grande ganho em termos de conhecimento, porque muitas coisas não sabíamos com relação aos nossos direitos, sobre a questão socioambiental, PJe Mídias, cursos da ESMAM, AGEM, a partir de agora nossa concepção de trabalho e metas ficou bastante modificada”, destacou a secretária judicial de Bom Jardim, Sueli Pinto Pereira.

O Juiz José Nilo Ribeiro, acompanhado do titular da comarca Flávio Gurgel e servidores da Diretoria de Engenharia visitaram as instalações do prédio para verificar necessidades de melhorias. de reparos e manutenção como pintura, correção de infiltrações, substituição de materiais, revisão de talhado e outros. A Diretoria Administrativa realizou atividades de “destralhe”, recolhendo materiais inservíveis, além de entregar novos equipamentos para o Salão do Júri.

Acesse aqui os álbuns completos do fotógrafo Ribamar Pinheiro durante as ações do Justiça de Proximidade em Bom Jardim e Pio XII. 

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 3198-4370

GALERIA DE FOTOS