Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Justiça de Proximidade dialoga com público interno de Vitorino Freire

Nesta terça-feira, 28, o programa reunirá servidores, servidoras, magistrados e magistradas da Comarca de Lago da Pedra, onde algumas ações já foram implementadas nesta segunda-feira

28/03/2023
Ascom/TJMA

Um dia inteiro dedicado a palestras sobre direitos e deveres, planejamento estratégico, segurança institucional, atendimentos de enfermagem, psicológico e consulta médica, além de uma conversa franca com servidores, servidoras, magistradas e magistrados. Foi assim esta segunda-feira (27/3) para as pessoas que trabalham na Comarca de Vitorino Freire, a 320 km de São Luís, no primeiro dia da 6ª edição do programa Justiça de Proximidade, do Poder Judiciário do Maranhão.

O programa leva uma comitiva itinerante da alta administração do Tribunal de Justiça do Maranhão para as unidades do interior do estado, onde o trabalho é acompanhado de perto, para reconhecer acertos, ouvir críticas e colher sugestões, para melhorar a interlocução, promover a valorização e o bem-estar de quem trabalha no Judiciário, aproximando ainda mais os(as) representantes das diretorias dos servidores, servidoras, magistradas e magistrados, fazendo com que eles(as) também tenham uma relação mais próxima com a população que busca o Judiciário.

O juiz auxiliar da Presidência do TJMA Nilo Ribeiro percorreu as instalações do Fórum de Vitorino Freire, ao lado da juíza Josane Araújo Braga e do juiz Rômulo Lago e Cruz, conferindo as melhorias já realizadas, os equipamentos novos instalados, mas também verificando o que ainda precisa ser descartado – como caixas de processos físicos arquivados que já foram digitalizados – e o que necessita de reforma ou substituição. Ele já havia feito a mesma vistoria mais cedo, no Fórum de Lago da Pedra, com os juízes Marcelo Farias e Guilherme de Sousa, além de técnicos e técnicas de áreas específicas.

Em Vitorino Freire, Nilo Ribeiro também conversou com servidores e servidoras. Falou sobre os esforços feitos pela atual gestão do Judiciário para proporcionar não apenas condições estruturais, mas também benefícios para melhorar o ambiente de trabalho de servidores(as) e magistrados(as), o que resulta numa melhor oferta de serviço à sociedade.

AÇÕES

As ações do dia começaram com a palestra “RH Itinerante”. Flávia Ximenes, da Diretoria de Recursos Humanos, esclareceu quais são os principiais benefícios oferecidos para os servidores e servidoras do Judiciário maranhense – como auxílio-alimentação, auxílio-saúde, assistência pré-escolar, auxílio-bolsa de estudo –, falou sobre o programa de incentivo e reconhecimento Meritus, Código de Ética Profissional, conduta e integridade, bem como direitos e deveres dos(as) servidores(as). Também explicou a estrutura da Diretoria e as competências e especialidades das coordenações e divisões.

Mariana Carneiro e Mônica Sousa, da Assessoria de Gestão Estratégica e Modernização (AGEM), explicaram  o propósito de levar a estratégia do Poder Judiciário do Maranhão ao primeiro grau, com a palestra “Planejamento Estratégico TJMA/Prêmio CNJ de Qualidade 2023”. O completo engajamento de juízes, juízas, servidores e servidoras, por meio de ações de valorização que gerem ainda mais a sensação de pertencimento, é também visto como uma forma de ajudar a alcançar a meta audaciosa do Tribunal, de ser Selo Ouro ou Diamante no prêmio do Conselho.

Em seguida, foi a vez da palestra “Difusão da Cultura de Segurança Institucional”, com o coronel PM Alexandre Magno e o tenente BM Helton Loyola, da Segurança Institucional do TJMA, com noções de todos os cuidados e prevenções, seja contra supostas ameaças à integridade de servidores(as) e juízes(as), como aos riscos de incêndio e outros incidentes.
 
Durante todo o dia, servidores e servidoras tiveram acesso a atendimento de enfermagem, com a enfermeira Conceição Cadilhe, da Divisão Médica do Tribunal; consulta médica por videoconferência, mediada por Vânia Martins, da Divisão Médica; e atendimento psicológico, com Railson Rodrigues, da Divisão Psicossocial.

“A gente percebe, nessas visitas que fazemos com a equipe da saúde, o quanto que as comarcas estão necessitando nossa presença e nossa proximidade com as unidades. Desde a pandemia, a gente vem notando um aumento significativo de afastamentos e quanto que a repercussão do adoecimento tem a ver com a dinâmica do trabalho e vice-versa”, analisou Railson Rodrigues.

“É só gratidão e saber o reconhecimento de a gente estar aqui, longe, a quase 300 quilômetros de São Luís, e ter esse reconhecimento. A gente fica feliz”, agradeceu a secretária judicial Cláudia Baganha, que revelou ter sido essa a primeira experiência do tipo, em 15 anos de trabalho no Judiciário.

A juíza Josane Braga considerou um presente para a comarca, seja para o(a) servidor(a) ou para o(a) jurisdicionado(a), por ser um acolhimento completo. “Eu acho que é um olhar que é necessário, para que a gente se sinta acolhido pela administração. E conversando com os servidores sobre essa vinda aqui, todos eles falaram a mesma coisa: que se sentiram presenteados”.

LAGO DA PEDRA

Ao mesmo tempo em que o público interno de Vitorino Freire interagiu com as equipes do Justiça de Proximidade, o programa promoveu melhorias realizadas pelas diretorias de Engenharia, Informática e Administrativa em Lago da Pedra.

O Fórum recebeu serviços de pintura externa e em grande parte da estrutura interna, assim como de recuperação de áreas do telhado. Ganhou novas lâmpadas, 12 computadores, instalação de link de fibra ótica que proporciona velocidade de internet dez vezes maior do que a anterior, novas impressoras e scanners, além de aparelhos de ar condicionado, TV, entre outros.

“Nossa, isso é vida pra gente, qualidade de vida”, frisou a servidora Mariene Morais, que garante haver um rendimento muito melhor com a chegada dos novos equipamentos.

“Eu percebi que o serviço tem melhorado exponencialmente”, confirmou o auxiliar judiciário Edvaldo Oliveira.

Nesta terça-feira, as equipes do Justiça de Proximidade que estiveram em Vitorino Freire estarão em Lago da Pedra, enquanto a primeira receberá serviços realizados pelas diretorias de Engenharia, Informática e Administrativa.

Veja o álbum de fotos das ações do programa Justiça de Proximidade no Fórum de Vitorino Freire

E veja o álbum de fotos com os registros de melhorias que o Justiça de Proximidade realizou no Fórum da Lago da Pedra, onde também foi realizada mais uma etapa do projeto Registro Cidadão

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98)3198-4370

GALERIA DE FOTOS